Zinha (Samantha Jones) vê em Deocleciano (Jackson Antunes) uma figura paterna, pois ele a criou desde a morte de Jupará (Evaldo Macarrão). Por isso, ao se encantar por Lilith (Lucy Alves), ela se sente à vontade para conversar com seu “padinho” sobre uma certa curiosidade. Nos próximos capítulos de “Renascer”, Zinha fará uma pergunta que deixará Deocleciano surpreso.
Enquanto podam as árvores, Zinha pergunta ao padrinho:
“Como foi a sua primeira vez, padinho… […] A primeira vez que o senhor esteve com uma mulher.”
Deocleciano fica desconcertado com a pergunta da afilhada, mas decide ser sincero:
“Sabe… nunca tive essa conversa que estamos tendo agora com meu pai… De falar sobre essas coisas, entende? Meu pai era um homem de poucas palavras… e nunca conversamos sobre isso. Até que um dia, quando fomos entregar cacau em Ilhéus, ele me levou a um lugar em Sambaituba… Ele me deixou na porta e disse que eu estava entrando como menino e que deveria sair de lá como homem feito.”
Ele confessa que a experiência foi assustadora e que a atitude do pai o prejudicou mais do que ajudou ao longo da vida. Zinha, então, pergunta como alguém sabe a hora de dar o próximo passo, e Deocleciano a aconselha:
“É como subir numa dessas árvores… primeiro, a gente precisa ter vontade, depois, segurança para, quando chegar lá em cima, saber o que fazer. Mas não devemos fazer por bravura ou para provar algo a alguém. Se fizermos assim, estaremos fazendo pelos outros, não por nós mesmos.”