Santinha (Duda Santos) está prestes a se despedir de Renascer, pois perderá a vida durante o parto de seu quarto filho, João Pedro (Juan Paiva), fruto do casamento com Zé Inocêncio (Humberto Carrão). O fazendeiro protagonizará uma cena dolorosa ao ficar diante da amada já sem vida.
Zé Inocêncio e Maria Santa irão oficializar a união no capítulo de 31 de janeiro, após os pais da jovem a abandonarem na casa de Jacutinga (Juliana Paes). Em breve, ela engravidará, e Jacutinga, a dona do bordel, será responsável por realizar o parto dos quatro filhos do casal: José Augusto (Renan Monteiro), José Bento (Marcelo Mello Jr.), José Venâncio (Rodrigo Simas) e João Pedro (Juan Paiva).
Entretanto, Santinha enfrentará complicações ao dar à luz o caçula. Jacutinga informará a Inocêncio que sua esposa não resistirá ao parto, a menos que seja feito um aborto. O fazendeiro optará por salvar a vida de Maria Santa, mas ela insistirá para que Jacutinga salve a vida do filho, resultando em sua própria morte.
Ao ouvir gritos no quarto, Zé Inocêncio correrá para ver o que aconteceu. Desesperado, ao se deparar com a esposa já sem vida, implorará para que ela fale com ele e o deixe viver. Em prantos, o fazendeiro se debruçará sobre ela, pedindo que ela não o deixe.
Em seguida, ele confrontará Jacutinga, repreendendo-a pela escolha. “Mas eu te falei que queria ela [viva]. Eu queria ela, Jacutinga!!!” gritará, ao que a cafetina responderá que Santinha morreu ciente de sua decisão, preferindo salvar o filho.
Por que Santinha é abandonada pelos pais?
Nos próximos capítulos, Zé Inocêncio procurará Santinha e a encontrará se banhando em uma cachoeira. Durante o encontro, eles se beijarão, e a ingênua jovem acreditará que ficou grávida apenas por causa desse beijo.
Sentindo-se culpada, ela compartilhará sobre a “gravidez” com seus pais, sem mencionar o beijo. Venâncio (Fábio Lago) ficará furioso e decidirá deixar a região com sua esposa. Contudo, durante a jornada, o jagunço de Belarmino (Antonio Calloni) abandonará a filha no bordel de Jacutinga.