Após tentar enganar a família La Selva com uma falsa mãe, Luigi (Rainer Cadete) será surpreendido com a chegada de sua progenitora legítima.
Nos próximos capítulos de “Terra e Paixão”, Emengarda (Claudia Raia) chegará de mala e cuia na fazenda de Antônio (Tony Ramos).
E mais: Aline (Barbara Reis) se torna alvo de ameaça, a verdade sobre a real identidade de Hélio (Rafael Vitti) é exposta.
A chegada de Emengarda a Nova Primavera
Luigi ficará profundamente tenso ao receber um telefonema de sua mãe. A conversa não será de maneira alguma amigável para o italiano: “Você precisa me auxiliar em um momento como este. Se não colaborar de boa vontade, colaborará de má vontade. Eu irei atrás de você!”, ameaçará Emengarda.
Concretizando sua ameaça, algum tempo depois, ela partirá do Rio de Janeiro em direção a Nova Primavera. Na verdade, ela se dirigirá diretamente à mansão dos La Selva e, aproveitando um lapso dos funcionários, entrará nos quartos e começará a “limpar” as coisas. Posteriormente, ela invadirá a suíte de Antônio e Irene (Gloria Pires), entrando na banheira e bebendo champanhe.
Quando Luigi chega, fica desesperado ao ver sua mãe adormecida ali: “Mamma! Acorde, mamma! Agora! Vamos, mamma! Rápido! Acorde, vamos!”. Após Emengarda despertar, Luigi a conduz à sala e a informa que ela precisa partir imediatamente.
Contudo, nesse exato momento, Antônio chega e questiona a identidade da mulher. Luigi mente sobre a relação de parentesco: “Madrinha! Ma-dri-nha, sim! Ela é minha madrinha! É… é tia e madrinha… do lado brasileiro da minha família.”
Luigi afirma que estava prestes a levar a “tia” para se hospedar na pousada da cidade, mas Antônio a convida para ficar na mansão durante o período em que estiver na cidade, deixando o italiano desesperado.
Verdade sobre Hélio é revelada
Caio (Cauã Reymond) começa a suspeitar de Agatha (Eliane Giardini) depois de descobrir que ela teve um terceiro filho, além dele e Jonatas (Paulo Lessa), e de descobrir que ela está recebendo uma mesada de Antônio. Sentindo-se desapontado, Caio procura a mãe em busca de explicações.
Após tentar enganar o filho, Agatha vai até a pousada e procura Hélio em seu quarto. “Hoje, Caio esteve aqui me fazendo perguntas. Ele descobriu que temos outro irmão além de Jonatas. Não podemos permitir que Caio descubra que meu terceiro filho é você”, diz ela.
Hélio expressa o desejo de não mais esconder a verdade, embora tenha concordado anteriormente com o plano de sua mãe. Ele revela que se apaixonou verdadeiramente por Petra, filha de Antônio, e que não deseja prejudicá-la. Agatha insiste que o plano deve continuar e que ele deve se casar com Petra gostando dela.
No entanto, Hélio está determinado a levar uma vida honesta com Petra, trabalhando como engenheiro na cooperativa. Agatha deixa claro que não é uma opção: “Não, meu filho. Agora é tarde para abandonar o barco. Se meu plano de reconquistar Antônio não der certo, você deve ser o sucessor de qualquer maneira.”
Bandido mira em Aline
Antônio é forçado pela Justiça a devolver as terras de Aline. Furioso, ele contrata um pistoleiro de aluguel para eliminar sua inimiga. No entanto, alguém suspeita de seus planos: Jurecê (Daniel Munduruku). Ao passar pela cidade, o pajé tem uma visão aterrorizante de um homem planejando a morte de Aline. Ele corre até Caio para alertar sobre a ameaça.
Sabendo que Aline está em um bar comemorando a recuperação de suas terras, Caio se apressa para impedir um desastre. No entanto, ele não está ciente de que o pistoleiro já está pronto no Naitendei, apontando sua arma na direção de Aline.