Nos próximos capítulos do remake de Renascer, a gravidez de Teca (Lívia Silva) trará uma novidade impactante. Ela dará à luz uma criança intersexo, uma característica que remete à personagem Buba da versão original de 1993, interpretada por Maria Luísa Mendonça.
No final de junho, Augusto (Renan Monteiro) examina o bebê e nota algo incomum: a criança possui características intersexo, apresentando duas genitálias. Preocupado, ele comunica a família e recomenda levar o bebê a um especialista.
Buba e Augusto conduzem o bebê ao hospital, onde um médico confirma o diagnóstico. “Antigamente, chamaríamos isso de hermafroditismo, mas hoje usamos o termo intersexo, que é mais amplo e inclui várias condições. Precisamos agilizar as questões burocráticas e definir o gênero da criança, seja menino ou menina”, explica o profissional.
A psicóloga expressa sua inconformidade com a necessidade de definir o gênero da criança para a certidão de nascimento e a cirurgia de redesignação genital. “Como assim a gente vai definir o que essa criança vai ser?” questiona a mulher trans, chocada. “E o que eu coloco na certidão? Nascide?” provoca o médico com deboche.
Os desafios
A personagem de Gabriela Medeiros solicita que o médico registre a criança como sexo ignorado. “Olhe, dona… eu respeito a posição de vocês. Até porque é uma decisão da família… Mas, enquanto profissional, sugiro designarmos como sexo feminino desde já. É como diz um cirurgião amigo meu: ‘É mais fácil cavar um buraco que levantar um poste!'”, responde o médico.
Apesar disso, Buba permanecerá firme em sua posição e entrará em uma discussão acalorada com o profissional de saúde, a ponto de deixar o consultório com Teca, o bebê e Augusto. “Não estamos aqui atrás do caminho mais fácil, estamos buscando o melhor para essa criança! E o melhor é garantir o direito dela de expressar seu próprio gênero naturalmente. Se uma intervenção se mostrar necessária e quando se mostrar necessária, vamos considerar. Até lá, faremos tudo no tempo dela”, afirmará a viúva de Venâncio (Rodrigo Simas), enquanto Teca a observa atentamente.
Assustada e confusa com a situação, a personagem de Lívia Silva receberá orientações da psicóloga. “Não faz sentido lutar para registrar essa criança intersexo como gênero ignorado e dar-lhe um nome masculino…”, comentará Augusto. “É só escolher um nome com gênero neutro, existem vários: Sasha, Cris, Duda, Sam, Dominique…”, responderá Buba. No final, a criança será chamada de Cacau.
Em Renascer, Buba e Zé Augusto finalmente se entregam à paixão que estava engasgada em ambos