Nos momentos derradeiros de Terra e Paixão, Antônio La Selva (Tony Ramos) e Irene (Gloria Pires) enfrentarão desafios difíceis. Após enviar um pistoleiro para eliminar Lucinda (Débora Falabella) e se vingar de Marino (Leandro Lima), o fazendeiro se vê na mira da polícia, graças à denúncia de Ramiro (Amaury Lorenzo).
Ramiro depõe contra Antônio
Inconformado com o estado de Lucinda e ansioso por sua recuperação, Marino está decidido a colocar Antônio La Selva atrás das grades pelos crimes cometidos. Em uma visita a Ramiro, o delegado propõe uma delação premiada:
“Eu preciso que você deponha sobre todos os crimes que sabe que o Antônio cometeu ou mandou cometer… Eu vim aqui oferecer uma delação premiada. Nós temos que colocar Antônio La Selva na cadeia!”
A delação premiada é explicada como um acordo em que o colaborador fornece informações e provas para esclarecer um crime, com benefícios em troca, incluindo condições negociadas para a prisão. Apesar das preocupações de Marino, Ramiro aceita colaborar:
“Eu aceito contar todos os podres do patrão. Eu sei tudo o que dr. Antônio já fez de ruindade… E vou contar tudinho pro delegado.”
Gentil vai para a prisão
O resultado balístico confirma que a arma encontrada na casa de Gentil coincide com os projéteis no corpo de Agatha. Marino, sem alternativa, informa ao pai de Jonatas:
“Bom dia, seu Gentil. O exame da perícia confirmou que a arma achada na sua casa foi utilizada na morte da Agatha. Foi dela que saíram as balas do crime. Eu… sinto muito, mas o senhor está preso.”
Gentil, revoltado, protesta contra a prisão, alegando injustiça, mas sem saída, Marino executa a prisão.
Antônio expulsa Irene de casa
Desconfiando que seu pai foi o responsável pelo disparo que atingiu Lucinda, Petra toma a decisão de sair de casa determinada a expor os segredos ocultos por sua família. Com esse propósito, a agrônoma dirige-se ao bar para ter uma conversa com Ramiro.
“Eu quero que você me conte tudo o que sabe sobre a minha mãe e o fim trágico da Agatha. Eu estava lá e vi você e ela diante do corpo da Agatha, logo depois dos tiros. A minha mãe disse que foi você que atirou. Isso é verdade?”
Kelvin interfere na conversa, dizendo a Petra: “Acontece que não foi o Ramiro que atirou na Agatha, Petra. Quem deve pagar por esse crime não é ele, não! É a sua mãe! Aliás, ela tem uma pilha assim, ó de crimes para pagar!”
Apesar do pedido de Ramiro para que Kelvin se cale, ele revela abertamente: “Se você não sabe, meu bem, foi a sua mãe que mandou acabar com o Caio e acabou sobrando pro o Daniel!”. Kelvin prossegue narrando outros crimes da mãe, incluindo o óbito de Sidney. Petra, chocada, corre para relatar a Caio o que acabou de descobrir.