Ao longo da semana de Renascer, José Venâncio (Rodrigo Simas) enfrenta um destino trágico, desencadeando uma série de reviravoltas na trama. Consciente da partida inesperada de seu irmão, João Pedro (Juan Paiva) faz uma promessa corajosa.
Fim de José Venâncio
Após ser expulso de casa por Buba (Gabriela Medeiros), Venâncio embarca em um avião rumo à fazenda. Ao encontrar José Inocêncio (Marcos Palmeira), ele se vê incapaz de revelar a verdade sobre a identidade de gênero de sua parceira, optando por manter a mentira de sua suposta gravidez. Contudo, após um telefonema de Buba, ele decide retornar ao Rio de Janeiro.
João Pedro lamenta a partida de seu irmão, expressando: “Eu estava confiante de que meu mano viria cuidar de suas terras…”
“Eu cuidarei da minha vida, mano… e isso já é muito! Das minhas terras, deixe isso para você! […] Agora percebo que meu pai tinha razão. Essa terra… essa vida não é para mim! Eu não nasci para ser um Inocêncio”, explica Venâncio.
Enquanto estão no carro em movimento, os irmãos são surpreendidos por um estrondo de tiro. João freia bruscamente e questiona se Venâncio está bem, mas é tarde demais. Ferido e ensanguentado, José Venâncio adverte:
“Eu sinto… sinto que… fui atingido.”
João leva o irmão ferido até José Augusto (Renan Monteiro), que lamentavelmente não consegue salvá-lo:
“Ele não está mais aqui… Meu irmão está lá… junto de minha mãe.”
João Pedro jura vingança
Convicto de que Egídio (Vladimir Brichta) é o responsável pela tocai a José Venâncio, João Pedro está determinado a confrontar o coronel. Apesar do aviso de José Inocêncio para que ele não se envolva nesse assunto, o jovem não recua.
Em uma conversa com Zinha (Samantha Jones), João desabafa:
“Eu só quero ir lá agora mesmo, bater naquela porta maldita e, quando ele abrir, acabar com ele.
Zinha lembra que José Inocêncio já deixou claro que esse assunto é dele, mas João contesta, cheio de raiva:
“É dele, mas não é só dele, não. É meu também, Zinha, porque foi ao meu lado que o mano estava quando foi alvejado. E eu nunca vou esquecer isso na minha vida! Mesmo que o pai queira, aquele homem está acabado… você pode apostar!”
Eliane expulsa da fazenda
José Inocêncio já está ciente de que Eliana não é uma pessoa santa. Após a mudança de Buba e Teca (Livia Silva) para a fazenda, Eliana insulta a jovem, mas Inocêncio interrompe a discussão com firmeza:
“Se você não tem o mínimo de respeito, saia daqui imediatamente!”
Eliana se recusa a sair, mas Inocêncio reforça que é uma ordem. Em seguida, ele se vira para João e pede:
“João… Pegue o jipe, leve essa moça até Ilhéus e compre uma passagem de volta para ela, bem longe daqui.”