Assim que José Inocêncio (Marcos Palmeira) vai para a fazenda da Aurora (Malu Mader), o clima entre João Pedro (Juan Paiva) e José Bento (Marcello Melo Jr.) começa a se deteriorar. Na semana de Renascer, a tensão entre os irmãos aumenta, e eles acabam entrando em conflito, chegando ao ponto de ameaças físicas.
João Pedro e José Bento entram em pé de guerra
Na venda do Norberto (Matheus Nachtergaele), Bento questiona João Pedro por sua ausência em uma conversa importante com os produtores de cacau. João não gosta da atitude autoritária do irmão, e os dois começam a discutir. Isso, no entanto, é só o começo.
Durante uma refeição em família, a discordância entre os dois sobre os cuidados com a terra leva a uma discussão ainda mais acalorada. Inácia (Edvana Carvalho) intervém e ordena que parem, mas Bento responde:
“Isso aqui é assunto de família, Inácia.”
“Inácia é como se fosse uma mãe pra nós… e eu exijo que você tenha respeito”, avisa João.
“Porque você matou a nossa!”, rebate o advogado.
João não tolera a provocação, e os dois levam a briga para fora da casa, onde a situação se agrava.
João e Sandra celebram recomeço
Na cachoeira que guarda memórias importantes de sua vida, João Pedro se banha completamente nu, realizando o que parece ser um ritual pessoal. Imerso na água, ele faz uma prece:
“Eu me ajoelho aqui, minha mãe, assim como painho se ajoelhô um dia aos pés daquele Jequitibá, minha mãe… assim como essa terra aceitô a alma dele… eu quero que essas água aceite meu pedido… e leve embora toda minha dor.”
Como se fosse um encontro predestinado, Sandra (Giullia Buscacio) aparece na cachoeira sem saber que João está ali. Eles começam a conversar, e ele pergunta:
“Era verdade quando você disse que, se pudesse escolher um lugar pra se casar, seria aqui?”
Sandra confirma, e João faz o pedido:
“Você aceita se casá de novo comigo?”
Após um momento de suspense, Sandra responde:
“Eu quero me reencontrar com você todos os dias de minha vida, João Pedro.”
Joana quebra garrafa do diabinho
Após Tião (Irandhir Santos) ser preso por resistir nas terras de Egídio (Vladimir Brichta), Joana (Alice Carvalho) retorna ao seu barraco no assentamento com os dois filhos. Ao visitar o marido na cadeia e vê-lo cada vez mais fraco, Joana fica furiosa com o diabinho e questiona:
“É você quem tá fazêno isso, sêo Peste?! Já num chega tudo que o sinhô me feiz passá?!”
Tomada por uma raiva incontrolável, Joana quebra a garrafa e grita:
“Venha me enfrentá, sêo fiote do cão canhoto! Sarnento! Venha, coiso ruim… que num tenho medo! Venha!!! Que eu tô lhe esperâno!”