Na próxima semana de Renascer, João Pedro (Juan Paiva) decide dar um voto de confiança a Egídio (Vladimir Brichta) e aceita firmar um acordo envolvendo terras e cacau. No entanto, quando está prestes a assinar o contrato, ele é impedido por um de seus irmãos.
José Bento livra João de enrascada
Egídio vai até a casa de João e apresenta o contrato, afirmando que está tudo conforme o combinado. “Tá tudo aí, conforme o combinado, como o amigo pode ver… Trocando em miúdo: João Pedro vai respondê pelo manejo e pela produção de minha fazenda, assim que eu passá as terra pro nome de Sandra e eu fico responsável pela venda do cacau… Tanto do fino quanto pra indústria.”
João concorda com o coronel e começa a rubricar as folhas. Contudo, ao chegar na última página, onde deve assinar, ele é interrompido pela chegada de José Bento (Marcello Melo Jr.).
“Largue essa caneta, João…”, avisa Bento. José Bento explica que é praxe o advogado ler o contrato antes do cliente assinar. João concorda e passa os documentos para o irmão.
Após uma análise minuciosa, Bentinho identifica um detalhe suspeito e começa a ler em voz alta:
“A única coisa que não ficou clara lendo este contrato, coronel, é se o compromisso se restringe ao cacau produzido lá em sua fazenda ou se abrange a todo cacau produzido por nossa equipe… inclusive o dessa fazenda aqui.”
“Como assim o cacau de minha fazenda?”, pergunta João, surpreso com o golpe de Egídio.
Tião se despede de Joana
Depois de uma breve passagem como funcionário na fazenda de João Pedro, Tião é demitido devido à crise enfrentada pela fazenda.
Desolado, Tião retorna para casa e explica a situação para Joana (Alice Carvalho):
“Eles não podem me manter lá porque o coronel Egídio fez João Pedro perder os contratos.”
Em seguida, Tião junta seus pertences e informa à esposa que vai deixar o casarão. Joana tenta impedir, mas ele insiste:
“Não é só conversa, Joana… dessa vez é sério! Só volto para os teus braços quando puder te dar um lar para você e nossos filhos.”
Depois de se despedir dos filhos, Tião parte em busca do seu sonho.
Mariana mexe no diabinho
Mariana vai até a casa de José Inocêncio e se surpreende ao encontrar a sala sem a imagem de Nossa Senhora. De repente, ela tem a ideia de abrir o armário para verificar se o diabinho da garrafa ainda está lá:
“A santa ele botou pra correr de casa, mas em você ele não deixou ninguém encostar o dedo.”
Então, ela pega a garrafa e diz para a criatura lá dentro:
“A santa não atendeu aos meus pedidos… quem sabe você não me atenda?”
Mariana acende uma vela para o capetinha e deixa a garrafa destampada antes de partir:
“Agora você está livre para fazer o que tiver que ser feito!”
Mais tarde, José Inocêncio percebe que mexeram na sua garrafa e fica completamente perplexo:
“Quem foi que mexeu nessa garrafa?”