A vida praticamente perfeita de Maria Santa (Duda Santos) e José Inocêncio (Humberto Carrão) está prestes a passar por uma reviravolta no próximo capítulo de Renascer. Após ser mãe de três filhos, Santinha se prepara para dar à luz a mais um bebê. Contudo, o parto se revela bastante complicado, gerando grande preocupação. No entanto, para alívio de todos, o bebê finalmente nasce.
Ao amanhecer, Jacutinga (Juliana Paes) e Inácia (Edvana Carvalho) preparam algo para Maria Santa comer. Jacutinga entra no quarto de Santinha e, em tom baixo, tenta acordá-la:
“Maria Santa! Maria Santa!”
Percebendo a falta de reação, Jacutinga começa a sacudir Santinha:
“Filha! Acorde, Maria Santa!”
Inácia entra em desespero, deixando o prato de comida cair no chão. Ao ouvir o barulho, José Inocêncio se aproxima e percebe que Maria Santa, seu grande amor, faleceu:
“Maria Santa, meu amor! Por favor, meu amor! Queria tanto que você estivesse viva!”
Em seguida, ele se volta para Jacutinga e exclama:
“Eu insisti que queria ela viva!”
“Ela estava ciente disso, José Inocêncio. No entanto, optou por salvar o filho”, responde a proprietária do bordel.
José Inocêncio se inclina sobre o corpo de sua esposa, soltando lágrimas em completo desespero. Nesse instante, o recém-nascido inicia seu choro, capturando a atenção do fazendeiro.
“Tirem esse bebê daqui!”, exclama Inocêncio.
Atordoadas, Jacutinga e Inácia seguram o bebê e deixam o quarto com ele.
Após a trágica perda de sua esposa, o protagonista expressa sua revolta e confia o bebê aos cuidados de Padre Santo (Chico Diaz) e Jacutinga (Juliana Paes). O sacerdote questiona: “O que devo fazer com o seu filho?”. Em resposta, o Coronelzinho afirma: “Pergunte a Deus… Ele é o Pai de todos nós, não é? Deve saber o que faz!”
Deocleciano (Adanilo), junto ao túmulo de seu filho falecido, é surpreendido pela presença da dona do bordel, que segura a criança nos braços. Ele indaga: “O que a senhora está fazendo aqui?”.
Em um momento emocionado, o funcionário de José Inocêncio leva o bebê para casa. Quando Morena (Uiliana Lima) questiona sobre a presença da criança em seus braços, Deocleciano responde: “Dona Jacutinga… ela me perguntou se nós podemos dar a ele o amor que secou no peito do senhor Zé Inocêncio?”.
Assim, Deocleciano e a esposa assumem a criação de João Pedro. “Era tudo o que eu mais queria nesta vida, um filho… ainda mais sendo de Santinha!”, expressa a amiga de Maria Santa ao segurar o pequeno nos braços.