A novela Terra e Paixão, escrita por Walcyr Carrasco e transmitida no horário nobre da TV Globo, está chegando ao seu desfecho com uma nova tragédia iminente em Nova Primavera.
A trama destaca o conflito entre o influente rei da soja e uma professora humilde que herda uma fazenda com terras férteis e um depósito de pedras preciosas.
As valiosas terras de Aline tornam-se alvo da ganância de Antônio La Selva, Irene e Agatha, que estão dispostos a qualquer coisa para se apossarem da propriedade.
Já houve derramamento de sangue em decorrência dessas disputas, e mais uma morte está prestes a ocorrer. Irene, cada vez mais perversa, será a responsável pela vida perdida, surpreendendo a todos com sua crueldade.
Sidney, o capataz de Antônio La Selva, está ciente de que Irene foi a responsável pelo incidente que resultou na morte de Daniel. Ela ordenou a sabotagem do carro de Caio, mas o plano saiu completamente errado, levando à perda do filho mais querido de Sidney.
Tadeu testemunhará os eventos, mas escolherá o silêncio para encobrir Irene. Vale destacar que o administrador da cooperativa foi o mandante da morte de Nice, e Sidney foi quem executou o trabalho.
A morte de Sidney será um alívio para Tadeu e Irene, ambos envolvidos em situações comprometedoras com o capataz. No entanto, não há crime perfeito, e muitos acontecimentos devem ocorrer nesta fase final da novela.