A novela Renascer, que estreará na próxima segunda-feira, 22 de janeiro, sucedendo Terra e Paixão, apresentará desde o início uma trama repleta de reviravoltas e tragédias que moldarão o decorrer da história ao longo de quase 200 capítulos.
Inicialmente, Maria Santa (Duda Santos), conhecida como Santinha, terá uma breve participação na primeira fase da novela. O grande amor do protagonista José Inocêncio (Humberto Carrão) engravidará dele, e no dia do parto de João Pedro (Juan Paiva), seu filho caçula, lamentavelmente não sobreviverá.
A morte de Santinha durante o parto será o catalisador do ódio de Zé Inocêncio por João Pedro. O protagonista culpa o filho pelo trágico destino de sua amada e o submete a constantes maus-tratos, deixando-o emocionalmente exaurido. Na versão original, Patrícia França interpretou Santinha.
Em capítulos subsequentes, Coronel Belarmino (Antonio Calloni), o vilão da primeira fase, também encontrará um destino trágico. Belarmino é um homem poderoso e influente, que acumulou fortuna nos tempos áureos do cacau através da violência. Seu ódio e inveja por José Inocêncio levam-no a armar emboscadas para se livrar de seus inimigos.
Na primeira fase de Renascer, Belarmino é descoberto morto de maneira misteriosa, sem que se saiba o responsável. Contudo, na segunda fase, a chegada de Mariana (Theresa Fonseca), sua neta, desencadeia uma reviravolta na trama. Ela se aproxima de José Inocêncio com o objetivo de vingar a morte de seu avô. José Wilker interpretou o personagem na versão original.
Além de Belarmino, outro Coronel, Firmino, também morre de maneira enigmática. Ele deixa seus bens para seu filho, Egídio (Vladimir Brichta), que, na segunda parte da trama, busca vingança contra José Inocêncio, acreditando que ele foi responsável pela morte de seu pai.
Um detalhe intrigante é que Firmino é um personagem inédito no remake de Renascer. Na versão original de 1993, o Coronel Firmino não existiu.