A lua de mel de Maria Santa (Duda Santos) reserva momentos inesperados e desconfortáveis em Renascer. Após o casamento com José Inocêncio (Humberto Carrão), ao adentrar pela primeira vez a casa do marido, a jovem se depara com uma visão perturbadora: a cabeça do Bumba na sala da fazenda. Essa descoberta evoca memórias dolorosas na trama de Bruno Luperi.
Em cenas programadas para serem transmitidas nesta quarta-feira (31), o casal decide sair apressadamente da casa de Jacutinga (Juliana Paes) após a cerimônia, optando por não participar da festa. Posteriormente, José Inocêncio faz uma declaração à sua esposa e a conduz para receber a bênção da notável árvore onde fincou seu facão.
“Enquanto o meu facão estiver encravado aos seus pés, nem eu nem você haveremos de morrer… Nem de morte matada, nem de morte morrida…”, reitera o fazendeiro. Em seguida, ele fixa seu olhar na copa da árvore, aguardando algum sinal da natureza, mas não obtém sucesso. “Pode ser besteira minha, mas… Mas eu queria… Queria que o senhor abençoasse a mulher que eu amo… Será que é pedir demais?”, implora ele.
Nesse momento, Santinha solicita um beijo ao amado e expressa seu desejo de se entregar a ele ali mesmo. O protagonista atende ao pedido, realizando o momento aos pés do jequitibá. Ao terminarem, partem felizes para a fazenda. Entretanto, a alegria é passageira. Ao avistar a cabeça do Bumba que seu pai costumava usar, Maria Santa fica desconcertada.
“Inácia [Edvana Carvalho] deve ter tirado para limpar. Padre Santo [Chico Diaz] quem trouxe… Eu quis guardar… Afinal, ele foi o grande responsável por tudo”, explica Inocêncio, sorrindo. “Não quero me lembrar dessas coisas. Minha vida está começando hoje. Todo o resto eu quero esquecer”, responde a ex-virgem.