Em Renascer, a trama trará mudanças significativas na vida de Pitoco (Juan Queiroz). Após se estabelecer definitivamente em Ilhéus, o adolescente, que mantém uma forte amizade com Teca (Lívia Silva), não voltou ao Rio de Janeiro, ao contrário dos personagens Du (José Duboc) e Neno (Gabriel Lima da Silva).
Na novela das nove da Globo, a profunda ligação de Pitoco com Morena (Ana Cecília Costa) resultou em sua adoção por ela e na sua mudança para a antiga fazenda de Belarmino. Atualmente, Pitoco se destaca como um dos trabalhadores mais dedicados na produção de cacau, sob a supervisão de João Pedro (Juan Paiva).
Coragem de Pitoco em Renascer
Segundo Clara Ribeiro, do Observatório da TV, Pitoco demonstrou grande coragem e sensibilidade ao persuadir Tião Galinha (Irandhir Santos) a deixar as terras de Egídio (Vladimir Brichta) para evitar um confronto fatal.
Apesar de seus esforços, os capangas do vilão passaram a perseguir os trabalhadores, expondo-os a grandes riscos. No entanto, Pitoco conseguiu escapar da situação perigosa quando Tião decidiu enfrentar o perigo sozinho.
Após sua fuga segura, Pitoco se tornou crucial ao informar Sandra (Giullia Buscacio) sobre a expulsão dos peões das propriedades de Egídio. Esse ato lhe garantiu uma nova chance e fez com que ele passasse a viver a vida com mais intensidade.
Final de Pitoco e Teca na novela das nove da Globo
Pitoco revela seus sentimentos por Teca, e o casal começa um relacionamento oficial. No desfecho do remake, os dois jovens passam a criar juntos o bebê de Teca, Cacau, um desdobramento inédito em comparação com a versão de 1993, onde a criança foi adotada por Buba (Gabriela Medeiros na trama original).