Em “Terra e Paixão”, Petra (Débora Ozório) se depara com a revelação surpreendente de que Hélio (Rafa Vitti) é filho de Agatha (Eliane Giardini), deixando-a chocada com a encenação da dupla, que fingia não se conhecer desde sua chegada à cidade. Irene (Gloria Pires) entra em cena, descobrindo o segredo da rival e expondo a verdade.
Nos próximos capítulos, Agatha tenta convencer Petra de que tudo não passa de uma armação da ex de Antônio (Tony Ramos).
Encurralado, Hélio enfrenta a mãe e confessa que mentiu para todos, revelando sua verdadeira relação com Agatha: “Não queria que as coisas chegassem a esse ponto… que você soubesse a verdade assim, dessa maneira torta. Eu tentei contar pra você muitas vezes, mas não tive coragem. Eu sou, sim, filho da Agatha. Mas eu te amo de verdade, eu me apaixonei por você.”
A impactante revelação deixa Petra em crise, e ela foge da mansão, expressando sua incredulidade: “Não pode ser verdade. Isso não tá acontecendo. Eu não posso mais suportar.” Após consultar sua terapeuta, Petra confronta Hélio e pede sua versão da história, exigindo a verdade completa, mesmo que dolorosa.
Hélio, em meio a uma crise de choro, explica que inicialmente concordou com o plano de Agatha, mas tentou desistir ao se apaixonar sinceramente por Petra: “Independente das coisas que eu vou dizer, você tem que saber que eu te amo de verdade, Petra, e que eu nunca quis te fazer mal.”
O engenheiro revela as pressões de Agatha e as ameaças contra Petra, pedindo perdão pela situação.
No entanto, Petra, após ouvir o discurso, encerra de forma definitiva o relacionamento com Hélio: “Esse homem que tá na minha frente é um farsante que usou os meus sentimentos e os meus traumas pra se aproximar de mim com o pretexto de uma vingança mesquinha, que eu nem sei se é verdadeira. Agora por favor, sai daqui e não me procure nunca mais.”