Em Terra e Paixão, Petra (Débora Ozório) retorna à sua residência após um período de reabilitação em uma clínica, encontrando-se no meio de uma tumultuada disputa entre Irene (Gloria Pires) e Antônio (Tony Ramos).
Demonstrando autoconfiança após cuidar de sua saúde mental, a jovem decide impor a ordem na mansão, agindo como intermediária na dolorosa separação de seus pais.
Com toda a documentação formalizada, Irene e Antônio se veem novamente em conflito ao assinarem os documentos de divórcio. Nos próximos capítulos, Petra, perdendo a paciência diante da persistência do impasse, toma a iniciativa de intervir, forçando o casal a resolver definitivamente a questão.
Num momento decisivo, Petra confronta os pais diante da resistência em assinar o acordo de divórcio:
“A proposta está razoável. Mãe, você deve assinar esse acordo de divórcio de uma vez. Se tiver algum questionamento posterior, você faz. É isso”, afirma Petra.
“Pai! Você não quer que esse acordo seja feito para o divórcio, de uma vez por todas? Então, pare de criar problema e assine”, exclama Petra, dirigindo-se a Antônio.
Antes desse confronto, uma discussão acirrada entre Irene e Antônio se desenrola quando ela questiona a integridade financeira dele, sugerindo que está escondendo patrimônio:
“Você viu como ele é? Quer me passar a perna”, reclama a vilã.
“Você que não perde a chance de me destratar”, rebate o veterano.
É nesse momento que Petra, diante do caos crescente, interrompe a discussão com um grito autoritário, batendo na mesa e forçando a relutante dupla a assinar os papéis do divórcio.