Após enfrentar muitos desafios ao longo da novela, Petra (Debora Ozório) terá um desfecho considerado feliz em Terra e Paixão. Com a trama programada para encerrar no próximo dia 19, a jovem protagonizará uma séria conversa com Hélio (Rafael Vitti) e, como de praxe, reatará o relacionamento com ele, além de pedir demissão do emprego e deixar de vez a fictícia Nova Primavera.
Será depois de prestar queixa contra Irene (Glória Pires) sobre os eventos relacionados a Agatha (Eliane Giardini) que Petra decidirá procurar Hélio. “Você acha que o nosso amor pode superar o fato de a minha mãe ter feito o que fez com a sua?”, questionará a irmã de Caio (Cauã Reymond). Surpreso, o rapaz perguntará como ela descobriu e se a polícia já chegou a essa conclusão.
“Eu cheguei em casa bem na hora em que tudo aconteceu. Eu vi a minha mãe com a arma na mão e… E o corpo da Agatha caído na escada. Eu saí de lá desesperada e fui direto falar com a Marta [Kika Kalache]”, justificará a personagem de Debora Ozório. Hélio, então, questionará por que ela não havia lhe contado toda a verdade antes.
“Eu não podia contar. Eu não tinha coragem de denunciar a minha própria mãe. [Tive coragem agora] porque o seu Gentil [Flávio Bauraqui] foi preso. Acharam a arma do crime na casa dele, mas eu sabia que ele não tinha feito nada. Foi muito difícil entregar a minha mãe, mas eu não podia deixar um homem inocente pagar por isso. Primeiro eu fui na delegacia e agora estou falando com você”, revelará a ex-viciada em remédios.
Hélio, compreensivo, dirá que eles não têm responsabilidade pelos atos de suas mães e que deveriam dar uma chance ao amor deles. Após um beijo apaixonado, ele sugerirá que ambos deixem Nova Primavera para trás e comecem uma nova vida juntos.
Petra concordará, revelando que já deixou sua casa e comunicou ao pai que não trabalhará mais nos negócios dele. Hélio ainda informará que, assim que Lucinda se recuperar e voltar ao trabalho na cooperativa, eles poderão partir da cidade.