Nos próximos capítulos de Terra e Paixão, Petra (Débora Ozório) se depara com a verdade sobre a origem de Hélio (Rafael Vitti). Movido por uma crise de consciência, o engenheiro decide abrir o jogo e revelar sua verdadeira relação com Agatha (Eliane Giardini). No entanto, a sinceridade de Hélio não é suficiente para conquistar o perdão de Petra, que fica indignada ao descobrir que ele se aproximou dela por interesse.
A reação da jovem agrônoma é enérgica, ordenando que Hélio suma de vez de sua vida. Paralelamente, Petra retoma sua proximidade com Luigi (Rainer Cadete). Nesse reencontro, ela busca se redimir pelos erros cometidos durante um surto recente.
Anteriormente, Petra caiu na manipulação de Agatha, que alegou que Luigi havia desviado uma fortuna das empresas La Selva. Essa situação resultou na expulsão do italiano da vida da agrônoma. Agora, reconhecendo seus erros, Petra procura por Luigi, mas a trama sugere que o italiano manterá seu relacionamento com Anely (Tatá Werneck).
Enquanto Petra lida com as complexidades de seus relacionamentos, a mansão dos La Selva está longe de estar em paz. Enquanto ela chora a perda de confiança em Hélio, Agatha está ocupada armando contra Irene (Glória Pires).
A vilã orquestra um plano para eliminar a mãe de Petra e encarrega Ramiro (Amaury Lorenzo) de executar a tarefa. No entanto, entre uma recusa e outra, Ramiro deixa escapar uma revelação impactante: Irene foi a responsável pela morte de Daniel (Johnny Massaro).
Vale ressaltar que Terra e Paixão é escrita por Walcyr Carrasco e tem direção artística de Luiz Henrique Rios. O elenco conta com nomes como Bárbara Reis, Tony Ramos, Glória Pires, Cauã Reymond, Johnny Massaro, Suzana Vieira, Paulo Lessa, Agatha Moreira, Débora Falabella, Rainer Cadete, Tatá Werneck, entre outros.