Petra (Debora Ozório) não deixará passar despercebido o que Antônio (Tony Ramos) fez com Aline (Barbara Reis) e Lucinda (Débora Falabella) em Terra e Paixão.
Ao descobrir que ele sequestrou a protagonista e ordenou a eliminação da irmã de Anely (Tatá Werneck), a jovem não hesitará em revelar todas as artimanhas do patriarca a Marino (Leandro Lima) na trama de Walcyr Carrasco.
Posteriormente, Petra preparará suas malas e deixará a mansão, provocando a ira do fazendeiro, que, enfurecido, a ameaçará com a perda de qualquer apoio financeiro e do emprego. Contudo, indiferente às palavras do pai, a morena seguirá em frente sem olhar para trás.
Antes desse desfecho, a ex de Luigi (Rainer Cadete) ouvirá uma discussão entre os pais, na qual Irene (Glória Pires) afirmará que a mãe de Cristian (Felipe Melquiades) foi alvejada na cabeça.
Nesse momento, Petra terá a certeza de que o todo-poderoso é o mandante do atentado. Mais tarde, o delegado tentará invadir o casarão para dar um fim ao vilão, mas será impedido pelos colegas policiais.
“Levem esse maluco daqui! Ele veio fazer acusações absurdas contra mim, dentro da minha própria casa!”, esbravejará Tony Ramos. “Foi esse monstro que mandou fazer mal a Lucinda…”, acusará o delegado. “Se você puder provar o que está dizendo, tudo bem, mas até lá…”, provocará Antônio.
Petra revela a verdade
Sem rodeios, a irmã de Caio (Cauã Reymond) exporá a verdade. “Chega, pai! Chega! Eu fiquei calada até agora. Mas eu sei que foi você sim! Foi você que mandou acabar com a Lucinda! Acabou, mãe! Eu não vou mais compactuar com crime nenhum! Vou agora na delegacia depor!”, afirmará Petra.
Em seguida, Cauã Reymond dará total apoio a Petra. “Cala a boca, Caio! Petra, se você se juntar com o Caio contra mim, não precisa mais voltar pra essa casa!”, determinará Antônio.
“Tudo bem, por mim eu nunca mais piso nesse lugar!”, responderá ela, decidida, ignorando a mãe e o ex. No desfecho, Petra se mudará para a casa de Caio e entregará Irene à polícia por sua responsabilidade nas mortes de Daniel (Johnny Massaro) e Agatha (Eliane Giardini).