Em Terra e Paixão, Petra (Débora Ozório) vivenciará uma dolorosa descoberta ao perceber que Hélio (Rafael Vitti) é filho de Agatha (Eliane Giardini). Inicialmente, ela evitará o amado, mas em seguida enfrentará uma conversa dilacerante com ele.
Apesar da alegação sincera de Hélio sobre seus sentimentos, a agrônoma expressará uma profunda decepção, incapaz de perdoá-lo. “Você pode imaginar o vazio que eu senti quando descobri que esse Hélio não existia de verdade?”, indagará Petra, abatida.
Durante o diálogo crucial, Hélio buscará se explicar, confessando que veio para Nova Primavera com Agatha para aplicar um golpe nos La Selva.
“Eu vou contar tudo, não vou omitir nada, por mais que isso me envergonhe. A minha mãe ainda estava na prisão quando começamos a pensar em vir para Nova Primavera. Montamos um plano: eu me aproximaria de você, te seduziria e pediria em casamento“, explicará.
Ele admitirá ter sido vítima da manipulação da mãe e não previa se apaixonar verdadeiramente. “Quando aceitei vir para Nova Primavera com minha mãe, não imaginava que era aqui que encontraria o amor da minha vida”, dirá, com lágrimas nos olhos.
Petra não perdoa Hélio
Petra, porém, demonstrará profunda desilusão. “Quando te conheci, Hélio, vi em você tudo que nunca havia visto em um homem. Tudo que eu precisava, mas nunca tinha recebido de ninguém: afeto, compreensão, companheirismo… Você me fez enxergar o mundo de uma maneira diferente, sem medo e sem culpa”, começará.
Hélio insistirá no pedido de perdão, mas Petra será firme em sua decisão. “Não, o homem à minha frente é um impostor que usou meus sentimentos e traumas para se aproximar de mim sob o pretexto de uma vingança mesquinha”, disparará Petra, encerrando definitivamente o relacionamento com Hélio.
Vale ressaltar que Terra e Paixão é uma criação de Walcyr Carrasco e Thelma Guedes, com um elenco estelar composto por Bárbara Reis, Cauã Reymond, Johnny Massaro, Tony Ramos, Glória Pires, Agatha Moreira, Débora Falabella e Paulo Lessa. A direção geral é de João Paulo Jabur, sob a direção artística de Luiz Henrique Rios.