Em “Terra e Paixão”, a conexão entre Petra (interpretada por Débora Ozório) e Hélio (interpretado por Rafael Vitti) está se fortalecendo cada vez mais. A esposa de Luigi (interpretado por Rainer Cadete) tem tido encontros frequentes com o engenheiro e os dois decidem dar um passeio de carro para conversar sobre a vida. No entanto, esse passeio quase acaba em tragédia devido a uma alucinação de Petra.
Durante o passeio, Petra está ao volante e comenta sobre a peculiaridade de sua família, destacando que acha que sua mãe está traindo seu pai com o geólogo. Ela também expressa sua saudade de Daniel (interpretado por Johnny Massaro), o único membro dos La Selva que a tratava com carinho. De repente, Petra olha no retrovisor, acelera o carro e afirma que estão sendo seguidos.
Hélio, preocupado, tenta acalmá-la: “Não tem carro nenhum. Vai devagar”, diz ele.
No entanto, Petra insiste na perseguição, aumenta a velocidade e quase perde o controle do veículo. Hélio, assustado, implora para que ela freie, mas ela se recusa, alegando que estão sendo seguidos: “Tem um carro seguindo a gente”, afirma.
Hélio faz um apelo desesperado para que Petra confie nele e diminua a velocidade, enquanto ambos enfrentam o perigo iminente. Será que Hélio conseguirá evitar um acidente nesse momento tenso da trama?