A prática de colocar rolos de papel higiênico dentro da geladeira ganhou popularidade nas redes sociais, mas você sabe por quê? Apesar de não ser visualmente agradável ter um rolo branco no meio dos alimentos, a ação tem sido adotada para combater odores desagradáveis nos refrigeradores.
De acordo com os adeptos, o papel absorve a umidade do ar, o que pode prevenir o surgimento de mofo, bolor e maus cheiros. Rolos com folhas duplas são os mais recomendados, e a troca do papel é sugerida a cada três semanas.
Ao posicionar um rolo de papel higiênico na parte de trás da geladeira, próximo ao congelador, ele age como um desumidificador natural, capturando as partículas de água que evaporam dos alimentos e do ar.
Embora o bicarbonato de sódio seja o produto mais indicado para eliminar odores e precise ser trocado a cada três meses, a prática do papel higiênico conquistou espaço nas geladeiras devido ao “jeitinho” brasileiro.
A prática de colocar rolos de papel higiênico na geladeira, embora eficaz para eliminar odores, vem com um alerta: “Não tente reaproveitar o rolo no banheiro”, como destacou uma reportagem no site “Parade”.
Um TikToker que adotou essa técnica explicou que o odor desagradável pode não ser proveniente de vazamentos ou alimentos estragados, mas sim da bandeja da geladeira, localizada na parte de trás do eletrodoméstico, que coleta todos os líquidos drenados.
Embora existam desodorizantes específicos para geladeiras disponíveis no mercado, outras maneiras de neutralizar o mau cheiro incluem carvão ativado, baunilha, borra de café, limão e aveia.