A Diocese da cidade de Franca, localizada no interior de São Paulo, fez um anúncio importante nesta quinta-feira (5). Eles revelaram que concederam uma dispensa a um padre de suas responsabilidades sacerdotais e ao celibato, devido ao fato de o religioso ter comunicado que será pai.
A solicitação de dispensa partiu do próprio padre, identificado como Ferdinando Henrique Pavan Rubio, como afirmou a própria instituição em seu comunicado oficial.
“A razão para essa dispensa foi o envolvimento do padre com uma pessoa, que resultou em uma gravidez. A Igreja aconselha que o sacerdote assuma sua responsabilidade de paternidade”, declarou a Diocese.
No início de setembro, a Cúria Diocesana de Franca emitiu um comunicado oficial informando que o bispo Dom Paulo Roberto Beloto havia aceitado a solicitação de dispensa do padre Ferdinando de suas obrigações clericais e do celibato. Contudo, o motivo não foi detalhado na ocasião.
Após a dispensa, o padre Ferdinando já renunciou a todas as responsabilidades que mantinha na Paróquia Santa Luzia, localizada em Franca. Agora, ele deverá encaminhar sua solicitação ao Vaticano para que a dispensa seja oficialmente reconhecida.
De acordo com as leis do Direito Canônico, que regem a Igreja Católica, os padres não têm permissão para manter relacionamentos românticos ou contrair matrimônio.
Ferdinando nasceu na cidade de São José da Bela Vista, no interior do estado de São Paulo, e recebeu sua ordenação sacerdotal há oito anos. Desde janeiro de 2023, ele exercia a função de líder espiritual na Paróquia Santa Luzia.
Anteriormente, ele serviu nas paróquias São Pedro, localizada no bairro Vila Europa, e Santa Gianna, em Franca. Além disso, desempenhou o cargo de reitor no Seminário Propedêutico.
A Vida Imita a Arte: O Caso do Padre Amaro
Este caso lembra as histórias da literatura, como a trama do “Padre Amaro” de Eça de Queirós, em que um padre também enfrenta dilemas de moralidade e relacionamentos proibidos. Na vida real, eventos como esse nos fazem refletir sobre como a ficção muitas vezes espelha a realidade, e vice-versa.