O sentimento entre José Inocêncio (Humberto Carrão) e Maria Santa (Duda Santos) parece triunfar, quase sem obstáculos. No entanto, para que os dois possam se casar, dependerá da disposição do Padre Santo (Chico Diaz). No próximo capítulo de Renascer, o fazendeiro apresentará um pedido peculiar ao religioso.
Após visitar Maria Santa no bordel e expressar seu desejo de retirá-la de lá, José Inocêncio é confrontado com uma exigência de Jacutinga (Juliana Paes): a jovem só deixará o local casada. O fazendeiro não apenas aceita a condição, mas também tem uma conversa franca com o padre em sua casa.
Sem rodeios, Inocêncio vai direto ao assunto:
“Padre, esse casamento vai acontecer. E é o senhor que vai conduzir, porque o senhor é o único padre desta região. E vai ser na casa de Jacutinga.”
“Não, não, não, não, não, meu filho, não, não, casamento é algo sagrado. Não é uma mera banalidade. Pense na minha reputação se eu fizer uma coisa dessa”, reage o padre.
Entretanto, não demora muito para Padre Santo ceder ao poder persuasivo de José Inocêncio. Antes de partir, o pároco informa ao fazendeiro:
“Sim, eu celebrarei o seu casamento com Maria Santa com gosto. Mas faço uma imposição: Na cerimônia, quero apenas as damas da casa, os noivos, os padrinhos e mais ninguém. […] Uma cerimônia simples, sem alarde, depois, se desejarem, celebrem aqui na fazenda. Está bem?”
José Inocêncio concorda. No entanto, como se sabe, quem gostaria de perder o casamento de um homem associado ao “cramulhão”, com uma santinha? A notícia rapidamente se espalha pela cidade.
No dia do casamento, as mulheres do bordel organizam os últimos detalhes para a celebração. Os moradores da região chegam e se acomodam. Quem não ficará satisfeito com essa história é Padre Santo. Ao se aproximar da casa de Jacutinga, percebe que toda a vila está vazia e que, provavelmente, todos foram para o local do casamento.
Ao estacionar seu carro em frente ao bordel, o padre promete para si mesmo:
“Se você fez o que imagino que fez, José Inocêncio, você não perde por esperar.”