Nas próximas semanas de Renascer, José Inocêncio (Marcos Palmeira) enfrentará uma grande reviravolta em sua vida quando Mariana (Theresa Fonseca) decidirá se separar dele.
Após uma intensa discussão sobre o bebê de Teca (Lívia Silva), que o coronel acredita ser seu neto, Mariana se sentirá desrespeitada. Durante a briga, José Inocêncio voltará a se referir a Maria Santa (Duda Santos) como “minha mulher”, o que será o ponto de ruptura para Mariana.
Mariana sairá da fazenda e buscará abrigo no antigo casarão de Jacutinga. Ao chegar, ela pedirá a Rachid (Almir Sater) para ficar ali, e ele permitirá. Dona Patroa (Camila Morgado), que terá abandonado Egídio (Vladimir Brichta) definitivamente, estará vivendo no casarão e acolherá Mariana calorosamente.
“Se foi a tua consciência quem disse pra largá teu marido, você já tá coberta de suas razão… e isso, pra mim, é o que basta. E pode contá com meu apoio. Porque eu sei que essas coisa nunca são fácil.”
Dona Patroa, refletindo sobre suas próprias escolhas, desabafará: “Quisera eu ter tido metade dessa coragem que você teve… assim, tão cedo. Quem sabe eu não teria desperdiçado um pedaço tão grande de minha vida com aquele traste?”
A coragem de Mariana e o apoio de Dona Patroa criarão um vínculo forte entre as duas, mostrando a importância da solidariedade e do apoio mútuo em momentos difíceis.
No Rancho Fundo, Blandina inventa mentira cabulosa e devolve a turmalina paraíba a Zefa Leonel