José Inocêncio (Marcos Palmeira) está ciente de que Mariana (Theresa Fonseca) é neta de Belarmino (Antonio Calloni), seu antigo rival. Durante uma conversa franca com a jovem, ela revela todas as histórias que ouviu de sua avó Nena (Quitéria Kelly), inclusive a alegação de que o fazendeiro foi responsável pela morte de seu avô. No próximo episódio de Renascer, José Inocêncio pretende esclarecer todos os pontos e tentar reconciliar-se com sua hóspede.
Durante um jantar, na presença de Inácia (Edvana Carvalho) e de João Pedro (Juan Paiva), José Inocêncio declarará que Mariana poderá permanecer na fazenda pelo tempo que desejar. João se alegra com a notícia, até ouvir o seu pai afirmar:
“Não me importo se ela é neta de Belarmino, ou de quem quer que seja. Pelo contrário: isso me dá ainda mais satisfação em recebê-la aqui…”
João Pedro fica surpreso com o que acabou de ouvir e pergunta: “Ora! Até Inácia estava ciente disso?”
“E agora, você também está! Já que não teve nem competência para se informar primeiro”, responde José Inocêncio.
Em seguida, José Inocêncio se dirige a Mariana e menciona que foi informado por Inácia sobre a tragédia que afetou a família da jovem: “O importante é que você está aqui conosco e, da minha parte, pode ficar o tempo que desejar”.
João Pedro estranha a atitude do pai. E, mais ainda, quando o fazendeiro diz:
“Pode parecê exagero de minha parte, mais quero te recebê nesta casa como se fosse uma filha… A filha minina que Maria Santa num pode me dá.”
Eufórica com as palavras de José Inocêncio, Mariana reúne coragem para fazer uma pergunta:
“Posso fazer um pedido? Posso chamá-lo de ‘painho’? Se eu ficar aqui, quero assim… quero que você seja o pai que nunca tive!”
João Pedro reage e olha para os dois com total espanto: Mariana, que espera uma resposta, e José Inocêncio, que fica sem reação.