Tião (Irandhir Santos) está radiante por estar trabalhando nas terras improdutivas de Egídio (Vladimir Brichta), que agora estão sob a administração de Sandra (Giullia Buscacio).
O marido de Joana (Alice Carvalho) conseguiu convencer outros moradores do assentamento a se juntar a ele no trabalho em troca de uma participação na colheita do cacau.
Nos próximos episódios de Renascer, Egídio ficará furioso com a decisão da filha e tomará uma atitude drástica para frustrar os planos de Tião.
Aproveitando que todos, incluindo ele, estarão no casamento de Buba (Gabriela Medeiros) e José Augusto (Renan Monteiro), Egídio ordena a Marçal (Osvaldo Mil) que expulse os trabalhadores de suas terras.
Marçal chega às terras improdutivas e dispara um tiro para o alto. Tião explica que está ali a trabalho, mas Marçal o desdenha:
“É estranho o coronel não ter avisado que tinha gente cuidando das terras dele.”
“Pergunte à dona Sandra, ela pode explicar. […] Temos um acordo com ela para trabalhar nessas terras que estavam abandonadas,” responde Tião.
Marçal pede para ver o documento do acordo, mas Tião explica que o entendimento foi feito verbalmente e pede para o capanga conferir com Sandra.
“Não vou perguntar nada a ela, essas terras têm dono e vocês não têm autorização para estar aqui… então, saiam,” avisa Marçal.
No entanto, Marçal não esperava a resistência de Tião e dos outros trabalhadores:
“A gente não vai arredar o pé daqui!” diz o marido de Joana.
Marçal, então, chama outros homens para dar uma lição nos trabalhadores. Incapaz de reagir, Tião assiste enquanto o grupo destrói tudo o que encontra pela frente, incluindo as mudas de plantas que já estavam germinando.