No dia 24 de segunda-feira, a cantora Leny Andrade, que tinha 80 anos de idade, faleceu no Rio de Janeiro. A triste notícia foi oficialmente confirmada por meio das redes sociais da artista, onde uma mensagem dizia: “A diva do Jazz Brasileiro, Leny Andrade, foi improvisar no palco eterno. Leny faleceu nessa manhã, cercada de muito amor. As informações do velório serão divulgadas em breve. A voz de Leny Andrade é eterna!”
Leny Andrade estava hospitalizada em uma unidade de saúde na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A assessoria do Retiro dos Artistas, instituição onde a cantora residia, confirmou o falecimento. Na semana anterior, Leny havia sido internada devido a uma piora significativa em seu estado de saúde. Desde o mês de junho, ela vinha se recuperando de uma pneumonia, chegando a ficar em tratamento com intubação.
Após receber alta médica, a cantora estava em regime de home care no Retiro dos Artistas, mas infelizmente, seu estado de saúde se deteriorou durante o fim de semana, e ela não conseguiu superar essa condição.
Leny Andrade era natural do Rio de Janeiro e residia no Retiro dos Artistas desde o final de 2018. Aos 80 anos, ela comemorou seu aniversário em janeiro do mesmo ano. Originária do berço da bossa nova e do samba, a cantora se destacou na música brasileira ao longo de sua carreira.
Apesar de enfrentar algumas questões de saúde que a afastaram dos palcos, Leny gravou sua última música em 2022, um single realizado em parceria com o pianista Gilson Peranzzetta para celebrar seus 80 anos. A canção foi uma composição de 1957, assinada pelos renomados Antonio Carlos Jobim e Dolores Duran.
Ao longo de sua carreira, a artista lançou um total de 34 álbuns, abrangendo o período de 1961 a 2018, sendo notáveis os trabalhos como “A sensação” (1961) e “Estamos ai” (1965). Leny sempre se orgulhou de interpretar composições de autores brasileiros, cantando em português tanto no Brasil quanto em outros países. Seu legado na música brasileira permanecerá eterno.
Para assistir ao vídeo CLIQUE AQUI!