Em sua busca por descobrir o passado de Maria Navalha (interpretada por Olívia Araújo), Luna (interpretada por Giovana Cordeiro) fará uma revelação surpreendente sobre um segredo envolvendo sua mãe e Nero (interpretado por Edson Celulari) em Fuzuê.
Durante uma conversa franca com Rejane (interpretada por Walkiria Ribeiro), a personagem principal pressionará Rejane e logo ficará sabendo que Maria tornou pública a relação extraconjugal do proprietário do Fuzuê, o que causou um grande impacto em Miguel (interpretado por Nicolas Prattes) na história criada por Gustavo Reiz.
Assim, Luna tomará a decisão de ir até o Beco do Gambá para confrontar esse assunto. Ela dirá: “Você mentiu para mim. Estou falando sobre deixar a minha mãe abandonada na praia para morrer, em Paraty!”
Isso se refere ao dia em que sua mãe e Rejane brigaram quando Maria concorreu ao posto de Rainha do Fuzuê. Ela continuará: “É impossível esquecer! Você abandonou a minha mãe em uma praia acidentada, sem ajuda”, enquanto enfrenta sua rival, Preciosa (interpretada por Marina Ruy Barbosa).
Nesse momento, Rejane defenderá sua versão dos eventos e contestará a perspectiva de Luna, afirmando: “A verdade é que nunca foi fácil conviver com a sua mãe. Já disse que éramos próximas, que queríamos as mesmas coisas, mas Maria Navalha não era confiável, ela… acabou com a única história de amor correspondido que tive na vida.”
Em seguida, Luna deduzirá que as duas estavam competindo por namorados, mas Rejane explicará que a rivalidade entre elas ia muito além disso. Ela revelará que Maria tinha um carisma natural e que decidiu participar do concurso apenas para provocar a inimiga. Rejane destacará: “Enquanto para todas nós aquilo tinha importância, para Maria Navalha era uma festa”, enfatizando que Maria não levava nada a sério.
Rejane também explicará que o que aconteceu naquela praia foi um acidente, onde Maria desmaiou após bater a cabeça em uma pedra. Rejane correu em busca de ajuda, mas quando voltou, Maria já não estava mais lá. Isso levará Luna a reconstituir os passos de sua mãe durante a viagem a Paraty. Rejane ainda mencionará que soube por uma funcionária que Maria encontrou César (interpretado por Leopoldo Pacheco) na praia.
Luna conectará os pontos e perceberá que sua mãe foi responsável por revelar a traição a Nero e causar um grande estrago na vida da família, levando ao trauma de Miguel. Ela exclamará: “Céus, minha mãe foi a culpada pelo grande trauma na vida de Miguel?” enquanto processa essa revelação impactante.