O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou neste domingo (18/8) uma conversa que teve com o apresentador Silvio Santos no final de seu segundo mandato, em 2010. “Ele teve medo de ser preso”, afirmou Lula.
Na época, o comunicador visitou Brasília para falar com o presidente sobre a crise de endividamento do Banco PanAmericano, que era de sua propriedade.
Lula mencionou o episódio pela primeira vez durante uma visita à sala de situação da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) em Brasília, onde estava acompanhando o Concurso Público Nacional Unificado (CNU).
“Vou contar uma coisa sobre a seriedade de Silvio Santos. Quando houve aquele golpe no banco PanAmericano, ele me procurou muito preocupado. Eu era presidente, e ele estava com medo de ser preso. Eu disse: ‘Primeiro, não há razão para te prender. Vamos investigar, o Banco Central e o Ministério da Fazenda vão ajudar, e vamos resolver o problema’, e o problema foi resolvido. Ele deu como garantia, inclusive, a televisão dele, algo que muita gente não faria com seu patrimônio, mas ele fez”, contou o presidente.
Lula, que decretou luto oficial de três dias, voltou a elogiar a figura do apresentador. “Sempre achei Silvio Santos um homem de bem, de caráter, respeitoso e que não gostava de falar mal do governo, independentemente de quem estivesse no poder”, afirmou.
Crise do PanAmericano
O Banco PanAmericano foi alvo de intervenção do Banco Central em 2010, após a descoberta de uma fraude contábil avaliada em R$ 4,3 bilhões. As investigações revelaram que as contas do banco haviam sido manipuladas. A Polícia Federal investigou o caso, e Silvio Santos chegou a ser citado.
A responsabilidade recaiu sobre os executivos do banco. Para evitar a falência da instituição, Silvio Santos fez um empréstimo com o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e usou seu patrimônio como garantia.
Em 2011, um ano após o escândalo, o Grupo Silvio Santos vendeu sua participação no PanAmericano para o BTG Pactual. Posteriormente, o BTG adquiriu 100% das ações do banco e mudou seu nome para Banco Pan.
Morte de Silvio Santos
O apresentador Silvio Santos faleceu aos 93 anos, na madrugada de sábado (17/8), em São Paulo. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein desde o dia 1º de agosto, tentando se recuperar de uma broncopneumonia, decorrente de uma infecção por H1N1.
O boletim médico informou que o falecimento ocorreu por volta das 4h50. O sepultamento foi realizado na manhã deste domingo, em uma cerimônia reservada, apenas para familiares e amigos próximos.
Silvio Santos foi o maior apresentador da história da televisão brasileira. Ele estava afastado da TV desde 2022. Suas filhas assumiram a direção dos negócios e de alguns programas que ele anteriormente apresentava.