Em Terra e Paixão, Luigi (interpretado por Rainer Cadete) está à beira de causar mais turbulências na vida da família La Selva. O jovem já demonstrou sua índole duvidosa e o público está ciente de que a qualquer momento sua verdadeira natureza pode vir à tona. Nos próximos desdobramentos da trama, revelações significativas emergirão, expondo que o impostor responde pelo nome de Gabriel e está usando uma identidade falsa como parte de suas artimanhas.
De acordo com informações do site Notícias da TV, caso o criador da trama, Walcyr Carrasco, não modifique a sinopse original até o desfecho, Luigi/Gabriel acabará se envolvendo romanticamente com Irene (interpretada por Glória Pires). Entretanto, as motivações do jovem são puramente financeiras, com o objetivo de se apoderar de uma porção da fortuna que a vilã possui legitimamente.
Seguindo a narrativa da publicação mencionada, uma vez que alcance seus intentos, Luigi/Gabriel fugirá com Irene, adentrando um novo horizonte juntos. No entanto, as tramas do destino reservam uma reviravolta amarga para Irene, pois o impostor a enganará e a deixará à própria sorte. O personagem de Rainer Cadete emergirá financeiramente favorecido pelo produto de seus esquemas, brindando seu sucesso conquistado.
Concomitantemente, Irene será chamada a prestar contas por suas más ações. Ela enfrentará a solidão, sem residência, recursos ou meios, arrependendo-se das decisões equivocadas que tomou. Por outro lado, Aline (interpretada por Bárbara Reis) está destinada a alcançar um desfecho positivo, seja ao lado de Caio (interpretado por Cauã Reymond) ou Jonatas (interpretado por Paulo Lessa). A audiência é convidada a aguardar pelo desfecho.
Terra e Paixão é uma criação de Walcyr Carrasco, com um elenco composto por Bárbara Reis, Cauã Reymond, Johnny Massaro, Tony Ramos, Glória Pires, Agatha Moreira, Débora Falabella e Paulo Lessa. A direção geral está sob a tutela de João Paulo Jabur, enquanto a direção artística é liderada por Luiz Henrique Rios.