Em Terra e Paixão, Luigi (interpretado por Rainer Cadete) fez uma descoberta chocante ao descobrir a traição de Petra (interpretada por Débora Ozório).
O italiano flagrou a herdeira dos La Selva beijando Hélio (interpretado por Rafa Vitti) na cama, o que o deixou extremamente furioso.
Nos próximos capítulos, Luigi decide expor a traição de sua esposa. Ele revela publicamente que Petra está tendo um caso, diante de toda a família La Selva.
Tudo começa quando Luigi chega em casa à procura de Petra e a encontra junto com Hélio na mansão. A dupla inventa uma história para Irene (interpretada por Gloria Pires) e Antônio (interpretado por Tony Ramos), alegando que Petra passou mal na cooperativa e que Hélio a levou para casa.
No entanto, Luigi desmascara a esposa e seu amante de forma dramática:
“Não! Eu não estou agradecido por coisa alguma! Porque eu sei que você, Hélio… Você está mentindo! Ele está mentindo… e você também, Petra”.
“Eu digo que Petra e esse maledetto eston mentindo… Petra não foi na cooperativa. Ela foi até a pousada onde ele mora… para um encontro”.
Antônio pergunta se Luigi tem alguma prova de suas acusações, e ele relata todos os detalhes do que viu no hotel. Sem saída, Petra e Hélio acabam admitindo a traição:
“Calma, calma, eu posso explicar. Não é nada do que estão pensando. Não aconteceu nada, além disso”, diz Hélio.
A situação cria um clima tenso e desconfortável na família La Selva, prometendo mais reviravoltas emocionantes na trama.