A volta de Agatha (interpretada por Eliane Giardini) a Nova Primavera, cidade fictícia onde se desenrola a trama de “Terra e Paixão”, causou um verdadeiro tumulto. Após décadas sendo dada como morta, a mãe de Caio (interpretado por Cauã Reymond) e o grande amor de Antônio La Selva (interpretado por Tony Ramos) reapareceu na cidade, trazendo à tona uma série de mistérios do passado que têm intrigado os telespectadores.
Para entender melhor a complexa história de Agatha, organizamos uma linha do tempo que encaixa todas as peças deste intrigante quebra-cabeça:
1. Chegada à Nova Primavera e Amizade com Cândida
Em uma reveladora conversa entre Antônio e Angelina (interpretada por Inez Viana), surgiram as primeiras memórias do passado de Agatha. Ela chegou a Nova Primavera depois de deixar um convento onde vivia, decidindo ir à cidade onde uma prima trabalhava no bar de Cândida. Antônio enfatizou que Agatha jamais trabalhou na vida noturna e que sua relação com o bar se limitava à amizade que nutria pela dona do estabelecimento. Foi nesse bar que Antônio e Agatha se conheceram.
2. Paixão por Gentil e Gravidez de Jonatas
Assim que chegou a Nova Primavera, Agatha se envolveu em um apaixonado romance com Gentil. No entanto, o relacionamento enfrentou um grande desafio quando Agatha descobriu que estava grávida. Ela expressou suas preocupações sobre ser mãe com recursos limitados e optou por desaparecer durante a gestação de Jonatas, retornando após o nascimento do bebê. Ela entregou o filho a Gentil, afirmando ter encontrado o homem dos seus sonhos e que se casaria com ele, que era justamente Antônio La Selva.
3. Casamento com Antônio e Gravidez de Caio
No entanto, o casamento com Antônio se transformou rapidamente em um pesadelo, com o surgimento de um ciúme doentio por parte dele. Ele a ameaçava, a proibia de sair de casa e a maltratava de diversas formas. Foi durante a gestação de Caio que Agatha conheceu Evandro (interpretado por Rafael Cardoso), o médico que acompanhava sua gravidez e logo se tornou seu amante. Ela sugeriu fugir com ele para evitar represálias do fazendeiro.
4. Falsa Morte, Abandono de Caio e Prisão por Homicídio
Antônio ainda tinha uma dúvida: como Agatha fingiu sua própria morte? Em uma reveladora conversa entre eles, ela explicou que Evandro a sedou profundamente, fazendo com que todos acreditassem que ela estava morta durante o velório e enterro. À noite, ele a resgatou do caixão, viva. No entanto, seu relacionamento com Evandro se deteriorou, assim como o de Antônio, tornando-se autoritário. Evandro foi vítima de um trágico incidente, e a família dele acusou Agatha, levando-a a passar 20 anos na prisão. Ela alega que o verdadeiro autor do evento foi o irmão de Evandro.
5. O Retorno a Nova Primavera
Após sua libertação, Agatha finalmente conseguiu retornar a Nova Primavera, com a ajuda de Angelina, e pôde reencontrar seu passado, desvendando os segredos que estiveram ocultos por tanto tempo.
A saga de Agatha é um verdadeiro quebra-cabeça de histórias intricadas que têm cativado o público de “Terra e Paixão”.