De olho em Mariana (Theresa Fonseca), José Inocêncio (Marcos Palmeira) decide impor uma proibição aos filhos, proibindo-os de se aproximarem da garota em Renascer. O coronel, preocupado com a suposta fragilidade de Mariana, causada pela tragédia que teria perdido sua família, não quer que ninguém se aproveite dela. No entanto, ele mesmo acaba quebrando suas próprias regras: ele se envolve romanticamente com Mariana, traindo a confiança de João Pedro (Juan Paiva) e acabando por se casar com ela.
Determinada a vingar a morte de Belarmino (Antonio Calloni), Mariana usa todo o seu charme para conquistar José Inocêncio, que se apaixona por ela. Porém, Mariana não esperava se encantar também pelo filho mais novo da família, João Pedro, e acaba se casando com ele, causando desespero no rapaz.
Além de João Pedro, os outros filhos de Inocêncio, José Augusto (Renan Monteiro), José Bento (Marcello Melo Jr.) e José Venâncio (Rodrigo Simas), ficam incomodados com a situação. Eles expressam desaprovação pela atitude do pai, temendo que ele possa estar sendo enganado por Mariana.
José Bento, que sempre foi dependente financeiramente do pai, teme pela segurança de sua herança, preocupado que ela possa estar em risco por causa de Mariana. Enquanto isso, João Pedro não demonstra interesse em compartilhar a herança com seus irmãos. Ele justifica sua recusa alegando ser culpado pela morte da mãe e, por isso, considera injusto usufruir da herança familiar.