A cantora Jojo Todynho compartilhou em suas redes sociais um episódio de discriminação racial que vivenciou durante suas compras na feira da Beira-Mar, em Fortaleza, no último sábado (17).
Enquanto buscava uma mala para guardar os presentes que ganhou durante o passeio pela cidade, Jojo foi abordada por uma idosa na feira que fez uma proposta de divulgação nas redes sociais em troca de um presente.
De acordo com Jojo, a idosa pediu para que ela fosse até à loja para ganhar um presente, mas condicionou a oferta à condição de que a cantora marcasse a loja em suas redes sociais. Jojo recusou a proposta, o que gerou a insatisfação da comerciante, que a xingou, chamando-a de “preta arrogante” e fazendo generalizações preconceituosas: “Esses pretos são todos arrogantes”, afirmou a mulher.
Jojo Todynho se sentiu ofendida com as palavras proferidas pela comerciante, que podem ser caracterizadas como crime de injúria racial. Um vídeo que está repercutindo nas redes mostra a cantora envolvida em uma discussão com a idosa. Nas imagens, Jojo expressa a necessidade de a mulher aprender a se comunicar de maneira respeitosa: “Você não está lidando com seus parentes, se ponha no seu lugar”, afirmou a artista.
A cantora informou ter registrado um Boletim de Ocorrência (B.O). Em um comunicado, a administração municipal de Fortaleza afirmou que o incidente será investigado pelas autoridades policiais e reiterou que não apoia qualquer tipo de discriminação.