Em Renascer, a dinâmica entre Zé Inocêncio (Marcos Palmeira) e João Pedro (ator não divulgado) se tornará altamente conflituosa. Abalado pela perda de Maria Santa (Duda Reis), o fazendeiro atribuirá ao filho a responsabilidade pelo trágico acontecimento, expressando sua dor com frieza e rigor.
Essa postura paterna rígida desencadeará uma intensa rebeldia em João Pedro, que se insurgirá contra a autoridade do pai.
Em uma cena programada para ser transmitida neste sábado (03), Zé Inocêncio imporá um castigo ao garoto por um deslize. No entanto, o jovem desafiará a ordem do pai, deixando a casa em segredo. Ao retornar, deparar-se-á com Inocêncio segurando um chicote.
Tudo se inicia quando João Pedro demora a voltar para casa após passar o dia com Morena e Deocleciano, seus padrinhos. Zé Inocêncio ordenará que o busquem, e ao menino chegar à fazenda, será colocado de castigo. Inconformado, João Pedro escapará escondido.
Nesse ínterim, ele percorrerá a mata em busca do facão que Zé Inocêncio fincou no pé do jequitibá-rei. “Se não for mentira, o facão deve estar aqui em algum lugar”, refletirá o garoto.
Após breve busca, encontrará o facão parcialmente enterrado. “Achei! Tá aqui, tá aqui o facão dele… Minha Nossa Senhora, então não era causo, era verdade mesmo. […] Se eu tirar esse facão daqui, ele morre que nem mainha”, ponderará João Pedro em seus pensamentos.
Apesar da indignação, a criança decidirá não tocar no objeto enigmático. Ao retornar para casa, será confrontado por Zé Inocêncio, que o aguardará com um chicote em mãos. “Por onde o senhor andou? Quem lhe deu permissão pra sair do castigo, moleque? Você sabe o que você merece?”, questionará o fazendeiro.
“Pode me castigar, pai. Sou o culpado pelo que aconteceu com mainha, eu mereço”, responderá João Pedro, numa expressão de culpa. Zé Inocêncio, por sua vez, sentirá o impacto das palavras do filho, mas se absterá de qualquer ação física contra ele.