Os fãs da novela Renascer estão ansiosos pelo retorno triunfal de Dona Jacutinga (Juliana Paes). Este evento provavelmente aliviaria a tristeza de Norberto (Matheus Nachtergaele), que sofre com a saudade de seu grande amor. No entanto, um motivo oculto na trama impede a volta da cafetina, e vamos explicar por quê.
Nos últimos capítulos, cresceu a expectativa de que Jacutinga possa retornar à novela das 21h da TV Globo. Isso porque Norberto está cada vez mais deprimido por se sentir abandonado pela única mulher que ele amou verdadeiramente (“amor de quenga”, nas palavras do próprio personagem).
O comerciante chegou a viajar com Rachid (Almir Sater) ao centro de Ilhéus para tentar encontrar pistas que o levassem à amada. Porém, ele acabou frustrado e voltou ainda mais desanimado.
O motivo
Inicialmente, não se cogitava o retorno da personagem de Juliana Paes após sua partida na trama. Na versão original de “Renascer” em 1993, Jacutinga (Fernanda Montenegro) nunca mais apareceu após a sua partida. Além disso, na versão original, não existia a paixão obsessiva de Norberto (Nelson Xavier) por ela. Esse desenvolvimento atual é fruto da intervenção do autor Bruno Luperi, que deixou aberta a possibilidade de retorno da ex-dona do bordel para aquecer a trama.
O impedimento para o retorno de Jacutinga na versão atual é uma questão contratual entre a atriz Juliana Paes e a Globo. A atriz tem uma agenda apertada, especialmente devido ao recente lançamento da série “Pedaço de Mim” na Netflix, na qual ela é protagonista.
Nos bastidores, a emissora tenta negociar com Juliana Paes para viabilizar a volta de Jacutinga. Caso tenha sucesso, a cafetina poderá fazer um retorno triunfal no remake, encerrando de vez o drama de Norberto.