No desfecho emocionante de “Terra e Paixão”, a vida de Irene (Gloria Pires) alcança um ponto crítico. A revelação de seu envolvimento nas mortes de Daniel (Johnny Massaro) e Agatha (Eliane Giardini) desencadeia a ruptura definitiva de sua relação com Antônio (Tony Ramos), que a expulsa de casa.
Desamparada, a protagonista se vê atraída novamente por Vinícius (Paulo Rocha), apenas para descobrir que o geólogo está comprometido com Iraê (Suyane Moreira).
Movida pela desesperação e pela determinação em recuperar Vinícius, Irene decide iniciar um plano de espionagem do novo casal. Adotando disfarces, como perucas e roupas vulgares, ela se instala em um hotel barato para evitar ser identificada, coincidindo com o depoimento de Vinícius no julgamento dos La Selva contra Aline (Barbara Reis). A vitória de Aline, garantida pelo testemunho do geólogo, assegura sua posse sobre a propriedade.
Decidido a se casar com Iraê e viver na aldeia indígena, Vinícius está alheio ao fato de Irene observar cada passo seu. Nas tentativas de seduzir novamente o ex-amante, ela enfrenta a resistência dele e a intuição de Jurecê (Daniel Munduruku), que pressente a presença de uma “sombra” os perseguindo, potencialmente colocando-os em perigo.
Irene fica confiante em fugir com Vinícius
Convencida de que pode separar Vinícius de Iraê ao recordar o golpe que ambos aplicaram contra Aline, Irene almeja explorar as consequências legais desse ato. Planejando arrastar Vinícius para longe, ela conta com a possibilidade de que ele esteja disposto a fugir da prisão.
Vale ressaltar que “Terra e Paixão” é uma obra escrita por Walcyr Carrasco e dirigida artisticamente por Luiz Henrique Rios. O elenco é composto por talentosos atores como Barbara Reis, Tony Ramos, Glória Pires, Cauã Reymond, Johnny Massaro, Suzana Vieira, Paulo Lessa, Agatha Moreira, Débora Falabella, Rainer Cadete, Tatá Werneck, entre outros.