Em Terra e Paixão, Irene (Gloria Pires) se compromete a ter seu histórico sombrio revelado diante de toda a família La Selva, após Caio (Cauã Reymond) e Petra (Debora Ozório) descobrirem que ela foi a responsável pela tragédia envolvendo Daniel (Johnny Massaro).
Incrédulo, Antônio (Tony Ramos) a expulsa da mansão, e Irene não consegue negar sua participação nas mortes de Ernesto (Eucir de Souza), o mecânico que auxiliou na sabotagem dos freios do acidente, e Sidney (Paulo Roque).
“Chorei a perda do seu lado, Irene, nós dois nos apoiando. E agora descubro que você, a mãe dele, causou essa tragédia?“, repreende o todo-poderoso.
“Nunca vou te perdoar. Acredito que você também não… Agora, saia daqui. Não quero mais vê-la na minha frente. Nunca mais!”, ordena Antônio.
Totalmente desequilibrada, Irene vai às lágrimas e parte em direção à casa de Tadeu (Claudio Gabriel). Sem ser notada, entra e chega até o quarto de Graça (Agatha Moreira), que flagra a vilã com Danielzinho no colo.
“Graça, só tenho o Danielzinho na vida. Deixe-me levá-lo comigo…”, suplica.
“Para onde, Irene?”, indaga Graça.
“Ele será muito, muito feliz… Como um filho deve ser com sua mãe… Com ele, não vou errar, prometo!”, revela a vilã, deixando a filha de Tadeu desesperada.