No enredo de “Terra e Paixão”, a trama se desenrola em torno do confronto entre Irene (interpretada por Glória Pires) e Agatha (representada por Eliane Giardini), duas figuras que possuem histórias e rivalidades antigas.
Em Nova Primavera, Irene se recusa a aceitar o retorno de Agatha e, determinada a eliminar sua adversária de uma vez por todas, elabora um plano meticuloso.
Com o auxílio de Nice (interpretada por Alexandra Ricther), Irene coloca seu plano em ação e, ao constatar o sucesso da estratégia, sente uma satisfação avassaladora.
Os próximos episódios da trama revelam uma reviravolta quando Agatha é sequestrada por um criminoso contratado por Nice. Momentos depois, a notícia de que Agatha desapareceu chega até a esposa de Antônio (interpretado por Tony Ramos), levando-a a crer que finalmente conseguiu se livrar de sua rival.
Entretanto, Angelina, uma das personagens, confronta Irene, acusando-a de ser a mente por trás do sequestro e da aparente morte de Agatha. Irene, a vilã da história, finge inocência e expulsa Angelina de sua presença.
Num desdobramento posterior, Gregório entra em contato com Nice, buscando a parte restante do pagamento combinado por seus serviços: “O trabalho está completo, a mulher escafedeu. Agora, você deve enviar o restante do pagamento.”
Nice entra em contato com Irene para compartilhar as novidades, e Irene reage com uma alegria maliciosa: “Estou profundamente satisfeita.”
“Terra e Paixão”, escrita por Walcyr Carrasco e protagonizada por um elenco composto por Bárbara Reis, Cauã Reymond, Johnny Massaro, Tony Ramos, Glória Pires, Agatha Moreira, Débora Falabella e Paulo Lessa, é uma narrativa dramática e intensa.
A direção geral está a cargo de João Paulo Jabur, enquanto a direção artística é responsabilidade de Luiz Henrique Rios.