Nos últimos dias, várias publicações sobre rumores de um suposto “apocalipse da internet” têm circulado intensamente nas redes sociais.
Esses rumores afirmam que cientistas da NASA (National Aeronautics and Space Administration) teriam confirmado esse evento catastrófico, e até mesmo uma vidente teria feito previsões a respeito.
A ideia de viver em um mundo sem internet tem deixado os internautas apavorados.
Afinal, isso significaria o fim das chamadas telefônicas, a falta de acesso a serviços de emergência e a incapacidade de gerenciar imediatamente a vasta infraestrutura que foi construída, abrangendo desde redes elétricas até hospitais, indústrias e muito mais.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Existe a possibilidade de um apocalipse da internet? Essa pergunta tem ganhado destaque ultimamente, mas é importante mencionar que tudo começou com uma reportagem publicada pelo jornal britânico Mirror no início do mês, que desencadeou uma onda de posts alarmistas sobre um possível apagão da internet causado pelo Sol.
No entanto, é válido lembrar que esse assunto não é novo. Na verdade, teve início em 2021 com a publicação de um estudo conduzido por Sangeetha Abdu Jyothi, pesquisadora da Universidade da Califórnia.
O estudo previa um cenário semi-apocalíptico no qual cabos submarinos de fibra óptica estariam particularmente vulneráveis a um evento de ejeção de massa coronal de grande magnitude, ou seja, uma supertempestade solar.
De acordo com a cientista, se um fluxo extremo de vento solar direcionado à Terra atingisse o planeta, poderia afetar esses cabos internacionais de internet, interrompendo o fornecimento de conexão na fonte.
No entanto, é importante ressaltar que esse cenário ainda é especulativo e não houve uma confirmação oficial de que um apocalipse da internet esteja iminente.
Embora seja necessário considerar os riscos e estar preparado para potenciais eventos solares de grande magnitude, é importante não ceder ao pânico.
A comunidade científica está constantemente monitorando e estudando os efeitos do Sol em nossas infraestruturas tecnológicas, buscando soluções e formas de mitigar possíveis impactos.
Portanto, embora o apocalipse da internet seja um assunto de discussão, ainda não há uma conclusão definitiva sobre sua ocorrência. É importante manter-se informado por fontes confiáveis e confiar nos avanços científicos para lidar com os desafios futuros.