Em Terra e Paixão, a entrada de Hélio (Rafael Vitti) na vida de Petra (Débora Ozório) desencadeou uma paixão surpreendente entre os dois.
Inconsciente de que o rapaz é mais um descendente de Agatha (Eliane Giardini), a caçula enfrentará uma reviravolta ao descobrir que Hélio planeja encerrar o relacionamento.
O engenheiro, atormentado por seu papel como cúmplice nas maquinações de sua mãe contra os La Selva, decide romper com Petra para preservá-la.
Nos próximos capítulos, Hélio mergulha novamente em uma crise interna e toma a decisão de encerrar definitivamente o envolvimento amoroso.
“Mais cedo ou mais tarde você vai entender. Eu estou muito feliz em ver que você está bem. Você está mais forte, mais equilibrada… Continue assim, está bem?”, expressa ele, deixando Petra desconfiada de que seu término esteja ligado a um novo amor.
A notícia não agrada Agatha, temerosa de que Petra tenha descoberto seus planos. Hélio assegura estar decidido a se afastar, irritando a mãe.
Uma discussão acalorada se desenrola entre os dois, culminando no desabafo do engenheiro: “Eu não estou te reconhecendo, mãe. Você está agindo como uma pessoa sem caráter!”.
Em resposta, Agatha defende suas ações, destacando sua busca pelo que julga ser seu direito.
“Eu estou cada vez mais assustado com as suas atitudes. Eu vim te ajudar a fazer justiça. Mas o que eu estou vendo é uma mulher obsessiva, tripudiando em cima da desgraça dos outros! Para mim deu, eu estou fora! Chega! Eu vou embora!”.