Emengarda (Claudia Raia) está longe de encerrar sua participação especial em “Terra e Paixão” sem aprontar muito. Nos próximos capítulos, ela irá cometer uma série de travessuras, incluindo roubar os dólares de Anely (Tatá Werneck) e vestidos da loja de Graça (Agatha Moreira), além de planejar um incidente incendiário com Irene (Gloria Pires).
A despedida da personagem malvada está marcada para ocorrer por volta do capítulo do dia 06 de novembro na novela das 9 da Globo.
Os telespectadores que acompanharam a estreia de Emmy na trama perceberam que ela é tão pilantra quanto seu filho. Ela ganha a vida aplicando golpes e não hesitou em roubar algumas joias de Irene (Gloria Pires) assim que entrou na mansão dos La Selva.
No entanto, Emengarda ainda tem muitas travessuras pela frente em Nova Primavera. Ela planeja roubar os dólares que Anely conseguiu tirar de Tadeu (Cláudio Gabriel) e também pretende dar uma passadinha na boutique de Graça para surrupiar alguns vestidos.
Emengarda faz um acordo com Agatha
Além dos roubos, ela descobrirá que Irene tem um caso extraconjugal com Vinícius (Paulo Rocha). Emengarda conseguirá fotografar o casal apaixonado e considerará chantagear a vilã. No entanto, Luigi a aconselhará a não mexer com a sogra, alertando-a de que isso colocaria sua própria vida em perigo.
Para não desperdiçar o segredo, Emengarda decide oferecer o material do flagrante a Agatha (Eliane Giardini). A mãe de Caio (Cauã Reymond) fica empolgada com a oferta, elogiando a esperteza da trapaceira. Em seguida, ela pergunta quanto Emengarda deseja pelo material.
Emengarda responde com uma pitada de mistério, afirmando que confia na generosidade de Agatha. Por sua vez, Agatha propõe que, após o pagamento, Emengarda deixe Nova Primavera, pois não é seguro ter alguém na cidade que conheça tanto sobre seu passado, pelo menos por enquanto.
É após essa negociação com Agatha que Emengarda decide partir da região, encerrando sua participação especial na novela de Walcyr Carrasco.