Eliana (Sophie Charlotte) está destinada a ter um desfecho surpreendente em Renascer. Se o remake da Globo seguir o enredo da versão original, ela enterrará dois maridos, herdará uma grande fortuna e se tornará uma nova “coronel” do cacau, desafiando até mesmo José Inocêncio (Marcos Palmeira).
Nos próximos capítulos, Eliana superará o desdém de José Venâncio (Rodrigo Simas) e se envolverá com Damião (Xamã), que trai Ritinha (Mell Muzzillo) com ela. Além disso, conquistará Egídio (Vladimir Brichta), virando o jogo contra o vilão.
O primeiro grande acontecimento será a morte de José Venâncio, vítima de uma emboscada. Como viúva, Eliana terá a oportunidade de recomeçar sua vida, inclusive se casar novamente. Seu novo marido será Egídio, já separado de Dona Patroa (Camila Morgado), que, por sua vez, começa um relacionamento com o libanês Rachid (Almir Sater).
Entretanto, o casal Eliana e Egídio terá pouco tempo para aproveitar sua felicidade. Egídio encontrará seu fim próximo ao desfecho da trama, e apenas nos últimos capítulos o responsável por sua morte será revelado. No enredo original, Mariana (Theresa Fonseca) foi quem acabou com a vida do coronel, visando proteger a família Inocêncio.
Dessa forma, Eliana enterra seu segundo marido e herda grande parte de sua fortuna. Em uma das últimas cenas, ela é vista no bar de Norberto (Matheus Nachtergaele), onde encontra José Inocêncio, agora vivendo em uma cadeira de rodas após outro ataque.
Eliana se torna rica e conquista Damião de Ritinha
Eliana chega ao local em um carrão, acompanhada de Damião, que se torna seu empregado e também seu amante, deixando Ritinha para ficar com José Bento. Ao chegar, ela rejeita a alcunha de “coronela” que recebeu na região, afirmando: “Coronela é besteira dessa gente”.
Na última conversa entre eles, José Inocêncio menospreza Eliana, insinuando que o filho que ela teve é de Damião, não de Egídio, como ela afirma. Eliana responde: “Tenho que assegurar os direitos dele, não é?”. José Inocêncio desconversa: “Não está mais aqui quem falou”.
Ex-sogro e ex-nora trocam elogios. Eliana admite: “O senhor sabe que, apesar de tudo, eu gosto muito do senhor”. José Inocêncio devolve: “Pois olhe: apesar de tudo, eu lhe admiro muito”. Os dois encerram a conversa com um aperto de mãos, e Eliana parte ao lado de Damião.
Esse será o desfecho de Eliana se o remake da Globo seguir a trama da versão original de Renascer, que foi ao ar em 1993. A novela atual, exibida às 21h e escrita por Bruno Luperi, é baseada no roteiro original criado por seu avô, Benedito Ruy Barbosa.