Egídio (Vladimir Brichta) propõe um grande acordo a João Pedro (Juan Paiva) sobre a produção de cacau, e o jovem aceita. Nos próximos capítulos de Renascer, José Bento (Marcello Melo Jr.) impedirá que seu irmão caia em um golpe do fazendeiro.
Egídio vai até a casa de João com o contrato em mãos, pronto para ser assinado.
“Está tudo conforme combinamos. Em resumo: João Pedro vai gerenciar a produção da minha fazenda assim que eu transferir as terras para Sandra. Eu ficarei responsável pela venda do cacau, tanto o de alta qualidade quanto o industrial.”
Com a família observando, João começa a rubricar cada folha do contrato. No entanto, ao chegar à última página, ele é interrompido pela chegada inesperada de José Bento.
“Solte essa caneta, João…”, alerta Bento.
José Bento, como advogado do irmão, insiste em revisar o contrato antes de qualquer assinatura. João concorda e entrega os documentos a Bentinho, que faz uma análise cuidadosa e descobre algo estranho.
Bento lê em voz alta:
“Não está claro no contrato, coronel, se o compromisso é apenas com o cacau produzido na sua fazenda ou se inclui todo o cacau produzido por nossa equipe, incluindo o da nossa fazenda”, diz Zé Bento.
“Como assim, o cacau da minha fazenda? […] O senhor está tentando me enganar dentro da minha própria casa?”, questiona João, avançando sobre Egídio.
Sentindo-se insultado, Egídio saca uma arma e grita:
“Saiba que se eu quisesse te enganar, você não estaria nem aqui, seu moleque. Mas, se preferir, podemos resolver isso à moda antiga. […] Vocês querem tudo, não é? Minhas terras no nome de Sandra e ainda vender o cacau de vocês por fora?”
Com a faca no pescoço, José Bento é mais uma vez surpreendido pela ousadia de Ritinha