Júlia Maria, uma criança cearense de dois anos que necessita do medicamento Zolgensma para tratar a atrofia muscular espinhal (AME), viajou com sua mãe, Jozelma Silva, para Curitiba, onde recebeu o medicamento. Este medicamento tem um custo aproximado de R$ 6 milhões.
De acordo com Jozelma Silva, mãe de Júlia, a criança apresentou melhoras significativas na semana em que começou a utilizar o medicamento. Ela afirmou ao g1 que sua filha, que sofre de atrofia muscular espinhal (AME), começou a movimentar suas pernas após iniciar o tratamento com o medicamento e agora consegue se mexer. “Ela começou a demonstrar melhorias. Minha filhinha não conseguia mexer as perninhas antes de tomar a medicação”, compartilhou emocionada.
Após receber alta hospitalar em Curitiba, onde foi tratada com o medicamento, Júlia Maria passará por uma nova avaliação. Sua mãe explicou: “Ela já teve alta, mas no dia 22, sexta-feira, passará por uma nova avaliação. Se tudo correr bem, ela retornará a Fortaleza no sábado”.
É importante destacar que a criança sofre de atrofia muscular espinhal (AME) e necessita do medicamento Zolgensma, cujo valor é em torno de R$ 6 milhões. Em setembro deste ano, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Cristiano Zanin, determinou que a União forneça o medicamento para Júlia Maria.
Jozelma Silva expressou sua esperança em relação ao tratamento com o Zolgensma, afirmando: “Todo mundo conhece a diferença na evolução entre aqueles que tomaram o Zolgensma e os que não tomaram. É difícil até acreditar quando vemos. Tenho esperança de que, se Júlia receber o tratamento, ela conseguirá andar (…) Tenho a esperança de que Júlia deixe de depender do respirador e consiga respirar por conta própria. Isso melhorará significativamente sua qualidade de vida em muitos aspectos”.