José Inocêncio (Marcos Palmeira) sofrerá um verdadeiro baque em Renascer. Depois de anunciar a José Bento (Marcello Melo Jr.) e a José Venâncio (Rodrigo Simas) que se casará com Mariana (Theresa Fonseca), o fazendeiro ficará horrorizado com a exigência dos dois, principalmente de Bentinho.
Contrariado com a união de seu pai com uma mulher significativamente mais jovem e justamente a neta de Belarmino (Antonio Calloni), José Bento convence José Venâncio a se juntar a ele para confrontar José Inocêncio e exigir a partilha da herança que pertencia a Maria Santa (Duda Santos).
O “coronel” fica devastado com a atitude dos filhos, mas mesmo assim, concorda em atender ao pedido deles. No entanto, antes de oficializar a partilha, José Inocêncio decide falar algumas verdades para os dois herdeiros. Primeiramente, ele critica a atitude de José Bento ao afirmar que a exigência da herança é apenas por causa da lei.
“E não quero mais ouvir falar de lei! Afinal, esse casamento serviu apenas de desculpa para você usar sua retórica jurídica contra mim!”, diz ele, expressando sua frustração com a atitude de José Bento.
Posteriormente, o fazendeiro enfatiza que sua vontade prevalecerá sobre a opinião de qualquer pessoa:
“Vocês têm um ponto válido quanto à partilha do que lhes compete… e isso já está decidido. Estou prestes a me casar com Mariana em poucos dias… tudo já está acertado com Padre Santo… independentemente da vontade de vocês e de José Augusto, que sequer se deu ao trabalho de atender meu chamado… […] Também não vou tentar esconder a verdade. O que estou tentando dizer é que vou me casar com Mariana… e já não me importa se ela é ou não neta de Belarmino, cuja história vocês conhecem muito bem…”
“Porque essa é uma preocupação que nós temos!”, acrescenta Bento.
É nesse momento que José Inocêncio surpreende os dois ao excluí-los de sua festa de casamento:
“Está bem… Mas, pelo preço que vocês me cobraram por esse acordo, também não estão convidados para o meu casamento”, afirma José Inocêncio, com um tom amargo.