Chega o esperado dia do casamento entre Damião (Xamã) e Ritinha (Mell Muzzillo) em Renascer! O casal se reúne na modesta capela da vila para a cerimônia, na presença de alguns convidados. No entanto, há uma ausência notável que deixa a noiva desolada: a falta de Inácia (Edvana Carvalho).
Por não apoiar a decisão da filha, a empregada de José Inocêncio (Marcos Palmeira) opta por não comparecer ao evento. Apesar da ausência da mãe, Rita diz “sim” a Damião e recebe as bênçãos do Padre Santo (Chico Diaz):
“O que Deus uniu, ninguém separa! Pode beijar a noiva…”
Após se tornarem oficialmente marido e mulher, Damião e Ritinha recebem os cumprimentos dos amigos. Enquanto isso, Chico, o pai de Ritinha, se aproxima de Damião e sussurra:
“Agora vou atrás daquele sujeito! Se não o encontrar, virei atrás de você.”
Chico está se referindo ao indivíduo que Damião indicou como responsável por contratá-lo para matar José Inocêncio. Afinal, Damião chegou à região com a missão de assassinar o fazendeiro, e somente após denunciar o mandante é que Chico concordou com o casamento de sua filha.
No entanto, logo após a festa, Damião começa a se arrepender de sua atitude:
“Eu não devia ter revelado o nome daquele sujeito para o seu pai”, desabafa Damião para sua esposa.
“Você não acha que foi uma troca justa: a vida daquele miserável pela nossa?”, questiona Rita.
Damião tem razões válidas para se preocupar com Chico. Após a cerimônia na capela, Chico troca suas vestes de casamento pelo tradicional traje de Francisco Boa Morte. Logo após a mudança, ele sente uma dor no peito e desaba no chão.
Ao testemunharem a cena, Rita e Damião ficam assustados com a condição de Chico.
“Pai! Por favor, me responda! Você está bem?”, clama desesperada Ritinha.
Chico pede para falar a sós com Damião e faz um pedido ao forasteiro:
“Jurei ao senhor José Inocêncio que não permitiria que ninguém o perseguisse novamente… prometi que só o atacaria se fosse por ele… por Ritinha… ou por Inácia… Não posso quebrar essa promessa! […] Você promete?”
“Prometo!”, assegura Damião.
Pouco depois de fazer o juramento, Chico falece nos braços de Damião.