Em Terra e Paixão, Caio (interpretado por Cauã Reymond) passará por um momento emocionalmente intenso quando reencontrar Agatha (interpretada por Eliane Giardini), sua mãe. Após deixar a prisão, Agatha decidirá visitar o filho em Nova Primavera, mas, para sua decepção, será rejeitada por ele. Revoltado e magoado, Caio expulsará Agatha de sua casa, recusando-se a ouvir suas justificativas sobre o desaparecimento dela no passado.
Como já foi revelado anteriormente, o desaparecimento de Agatha ocorreu devido a sua prisão no Rio de Janeiro. Somente Angelina (interpretada por Inez Viana) e, mais recentemente, Gentil (interpretado por Flavio Bauraqui) conhecem essa informação. Em capítulos anteriores, Gentil recebeu uma carta misteriosa que o abalou profundamente, referindo-se a alguém que ele achava que não estava mais vivo.
Após ser libertada da prisão, Agatha retornará a Nova Primavera com a ajuda de Angelina. Seu primeiro desejo será reencontrar Caio, o filho que teve com Antônio (interpretado por Tony Ramos). Nesse ponto da história, Caio estará morando fora da casa do pai, após um desentendimento entre eles. Ele terá comprado a casa de Jussara (interpretada por Tatiana Tiburcio) para ajudar Aline (interpretada por Bárbara Reis) a pagar seu empréstimo no banco e estará vivendo lá.
Quando Caio finalmente estiver frente a frente com a mãe, sentirá uma mistura de emoções, com sentimentos conflitantes de amor e revolta. Agatha, por sua vez, tentará se reconectar com o filho, presenteando-o com um caminhão de madeira que ela havia feito enquanto estava na prisão. No entanto, o personagem de Cauã Reymond reagirá negativamente a esse reencontro inesperado.
Caio não apenas recusará o presente, mas também se recusará a ouvir tudo o que Agatha tem a dizer. Dominado pela revolta, ele a expulsará de sua casa, deixando-a de coração partido.
Vale ressaltar que a novela é escrita por Walcyr Carrasco e conta com Bárbara Reis, Cauã Reymond, Johnny Massaro, Tony Ramos, Glória Pires, Agatha Moreira, Débora Falabella e Paulo Lessa nos papéis principais. A direção geral é de João Paulo Jabur e a direção artística de Luiz Henrique Rios.