Na trama de Terra e Paixão, Caio (Cauã Reymond) se envolverá em uma situação extrema para demonstrar seu amor por Aline (Barbara Reis) e livrá-la de uma injustiça iminente. A protagonista se tornará alvo de uma trama cruel arquitetada por Agatha (Eliane Giardini), que busca incriminá-la e fazê-la cair em uma armadilha.
Agindo sem escrúpulos, Agatha utilizará a arma de Aline para atirar em Antônio (Tony Ramos), com a intenção de atribuir o crime à professora. Ao ser presa, Aline contará com a determinação de Caio, que decide visitá-la na delegacia, disposto a provar sua inocência. Durante esse encontro, Aline revelará que está grávida do agrônomo, emocionando profundamente o rapaz.
Decidido a libertar Aline da prisão, Caio procura Marino (Leandro Lima) e faz uma confissão impactante. Ele afirma ser o responsável pelo disparo que atingiu Antônio: “Não foi Aline quem atirou no meu pai. Fui eu!”, declara o protagonista.
O delegado, surpreso e incrédulo diante da revelação, questiona a veracidade do depoimento de Caio. No entanto, o protagonista persiste em sua versão, assegurando que, ao perceber Aline em perigo, retirou a arma dela e atirou em seu próprio pai para proteger a professora.
Essa revelação é uma tentativa desesperada de Caio para provar a inocência de Aline, assumindo a culpa pelo atentado e colocando-se como o verdadeiro autor do disparo. “É a verdade, eu juro que fui eu que atirei. Quando eu cheguei lá e vi que ela estava em perigo, tirei a arma da mão dela e atirei no meu pai!”, completa Caio, em um gesto extremo para salvar a mulher que ama.
Vale destacar que Terra e Paixão, escrita por Walcyr Carrasco e dirigida por Luiz Henrique Rios, conta com um elenco estelar, incluindo Barbara Reis, Tony Ramos, Glória Pires, Cauã Reymond, Johnny Massaro, Suzana Vieira, Paulo Lessa, Agatha Moreira, Débora Falabella, Rainer Cadete, Tatá Werneck, entre outros talentosos atores.