O problema relacionado aos gatos na Austrália é de longa data e agora está tomando medidas mais drásticas. O governo australiano anunciou novas medidas para controlar a população de gatos, considerados invasores. O plano envolve autorizar a eutanásia e a caça de gatos encontrados na natureza.
Medidas para controlar a população de gatos
A ministra do Meio Ambiente da Austrália, Tanya Plibersek, divulgou o plano de ação, com o objetivo de reduzir a população de gatos selvagens, aqueles que não têm dono. O plano prevê a autorização da eutanásia para gatos abandonados e a criação de grupos de treinamento para caçadores amadores, permitindo que eles atuem em relação a gatos selvagens quando encontrados.
Gatos domésticos também estão sujeitos a novas regulamentações, incluindo a limitação da quantidade de gatos por família, a obrigação de manter os gatos em casa durante a noite e a criação de áreas livres de gatos para evitar que felinos domesticados se tornem selvagens caso escapem ou sejam abandonados.
Consulta pública e possíveis mudanças
O plano foi disponibilizado para consulta pública até 11 de dezembro deste ano. Um questionário será enviado à população com perguntas como “Deve haver um toque de recolher para gatos?” e “Os governos locais devem ter mais controle sobre a posse de gatos em sua área?”. Dependendo do feedback obtido, o plano poderá ser implementado ou ajustado.
Por que a ação contra os gatos
Segundo o governo australiano, gatos selvagens têm um impacto significativo na fauna nativa da Austrália, ameaçando diversas espécies. Sua predação representa uma ameaça para mais de 200 espécies em perigo de extinção.
Gatos domésticos em questão?
As novas medidas não envolvem ações que prejudiquem a vida dos gatos domésticos. No entanto, parte das mortes de outras espécies é atribuída a esses animais.
Segundo a pesquisadora Sarah Legge, da Universidade Nacional da Austrália, os impactos de gatos domésticos e selvagens estão interligados. “Gatos domésticos podem ser abandonados e gatos abandonados podem se tornar selvagens e vice-versa”, explicou. Sua pesquisa revelou que gatos domésticos têm um impacto considerável na fauna, mas o foco das medidas em relação aos gatos domésticos ainda é incerto.
Segundo ainda a pesquisa realizada, um gato doméstico elimina, em média, 186 mamíferos, pássaros, répteis e sapos por ano, enquanto um gato selvagem elimina 748. No entanto, devido à sua presença em áreas mais densamente povoadas, os gatos domésticos têm um impacto maior em sua área de alcance. O foco das medidas em relação aos gatos domésticos ainda é incerto.